BH terá protesto contra cultura do estupro após jovem ser violentada ao sair de show

protesto cultura estupro
Mulheres de diversas regiões de BH vão se reunir na Praça Sete, nesta quinta-feira (3), em um protesto pelo fim da cultura do estupro (Marina Araújo/Divulgação)

Mulheres de diversas regiões de Belo Horizonte vão se reunir na Praça Sete, no Centro, nesta quinta-feira (3), em um protesto pelo fim da cultura do estupro. O ato ocorre quatro dias depois que uma jovem de 22 anos foi estuprada após ser abandonada em uma calçada ao sair de um show de pagode.

O ato público terá início às 17h e é organizado pelo grupo 8 De Março Unificado, que reúne mulheres de BH e também da região metropolitana. Pelas redes sociais, a instituição convocou a presença de moradoras da capital na manifestação.

“Quantas de nós já saiu bêbada de algum rolê e pegou um carro de aplicativo para ir para casa? Quantas de nós já confiaram em homens próximos quando nos encontramos vulneráveis? E se fosse com a sua filha?
E se fosse com você?”, diz o grupo.

Yany Mabel, jornalista e militante feminista que faz parte do coletivo disse que as mulheres não devem se calar diante de casos como esse, cada vez mais frequentes.

“Não vamos nos silenciar diante de mais um caso brutal e covarde contra as mulheres. Não podemos naturalizar a violência e nem tão pouco aceitar que violem nossos corpos e nossas vidas”, afirma.

“Precisamos urgentemente construir uma sociedade que seja segurança para as mulheres e essa é uma responsabilidade de todos. Vamos ocupar as ruas para darmos um basta à cultura do estupro”, acrescentou ela.

Suspeito de estupro segue preso

Em audiência de custódia realizada na noite dessa terça-feira (1º), a Justiça de Minas determinou que o suspeito de estuprar uma jovem de 22 anos na madrugada desse domingo (30), no bairro Santo André, em BH, seguirá preso durante as investigações.

A juíza responsável, Juliana Beretta Kirche Ferreira Pinto, também determinou que o caso fique sob sigilo para que a vítima seja preservada. A polícia prendeu o suspeito de 47 anos no bairro Aparecida, na mesma região onde o crime ocorreu.

À corporação, ele confirmou que carregou a jovem até o campo, mas negou que a tenha violentado. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o suspeito carregou a vítima nos ombros.

A jovem estava embrigada e ficou sentada na calçada, apoiada em um poste. Ela chegou a cair no chão, desacordada. Momentos depois, o motorista foi embora e deixou a vítima na rua.

Após o motorista de aplicativo deixar o local com a jovem no chão, cerca de 6 minutos depois, outro homem aparece. Conforme as imagens, ele mexeu nas coisas da vítima e, às 3h22, a pegou no colo e a levou do local.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!