Carnaval político! 5 vezes em que Zema foi alvo de protestos durante a folia

romeu zema alvo protestos carnaval
Zema foi alvo de protestos em diferentes blocos da capital (Henrique Coelho/BHAZ + Moisés Teodoro/BHAZ)

O Carnaval de Belo Horizonte está perto de chegar ao fim e, como não poderia ser diferente, a folia ficará na memória por conta de cenas inesperadas, fantasias pra lá de divertidas e também pelo lado político da festa: o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), foi alvo de manifestações em pelo menos cinco grandes blocos da cidade.

+ Zema nega jogo político e diz não querer prejudicar Carnaval de BH; Governador foi alvo de críticas

Zema tornou-se figura repudiada entre integrantes e organizadores de blocos carnavalescos na capital por conta do impasse sobre carros de som envolvendo as autoridades de segurança. O governador veio a público, por meio do Twitter, e disse, há poucos dias da folia, não querer prejudicar o Carnaval. Segundo ele, a questão não viraria um jogo político, mas era preciso “garantir a segurança da população”.

Em meio ao impasse, diversos blocos – pelo menos 60 -, corriam o risco de não conseguir sair no Carnaval deste ano. O Juventude Bronzeada e o Alô Abacaxi, por exemplo, chegaram a anunciar o cancelamento dos cortejos e voltaram atrás após conseguirem viabilizar um novo trio.

+ Justiça nega liminar para carros adaptados saírem no Carnaval de BH; 60 blocos serão prejudicados

Desde a última quinta-feira (20) é que Zema tem sido lembrado em discursos e outras formas de manifestação durante os blocos. Ele foi citado durante o A Roda, Então, Brilha!, Alô Abacaxi, Unidos do Barro Preto e Juventude Bronzeada. Relembre abaixo os momentos!

A Roda

“Fora, Zema!” foi um dos gritos entoados por foliões que acompanharam, na noite da quinta-feira (20), o desfile do bloco A Roda, no bairro Floresta, região Leste de BH. O grupo carnavalesco estava entre os afetados pelo impasse com autoridades de segurança quando a PM passou a cobrar em fiscalizações feitas no período festivo uma documentação que até então não era exigida dos proprietários de carros de som adaptados. A corporação afirma que está apenas cumprindo a legislação.

“Querem impedir esse bonito Carnaval popular, para impedir a negritude, a turma da periferia, a mulherada de ir para a rua, e de tornar o Carnaval, que é diversão, também em protesto. E esses que mandam querem impedir isso, como é o caso do Zema e o que está fazendo. E para terminar, apesar disso tudo, não vão conseguir impedir o nosso Carnaval”, disse o membro do MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas) Leonardo Péricles.

Então, Brilha!

Durante o desfile do Então Brilha!, ainda nas primeiras horas do sábado (22), um porta-voz do bloco Filhos de Tcha Tcha foi a um dos trios e mandou um recado a respeito da folia, citando o chefe do Executivo mineiro de forma explícita.

“Bom dia, BH. Bom dia, Então, Brilha! É bonito demais subir aqui em cima e ver esse mar de gente brilhando, 10 anos depois que a gente construiu na marra, com garra esse carnaval, enquanto a prefeitura não deixava a gente sair na rua. É bonito demais ver essa cidade sonhar uma outra cidade, sem carro, com alegria, com amor, com a gente se amando, toda forma de amor vale a pena”, disse Rafael Barros, do Filhos de Tcha Tcha.

Depois, um manifesto contra o governador também foi lido de cima do trio. “Romeu Zema, governador das Gerais, viemos lhe mostrar o Carnaval que a gente faz. Veja essa cidade feliz, como você nunca quis. Zema, seu incompetente, não liberou os carros de som pra gente. Zema, sua burrice nos uniu: sindicato, blocos, gente que você nunca viu”, diz um trecho.

“Zema, seu cabeça dura, aqui está a força da cultura. Zema, inimigo do povo, partido velho pagando de novo. Zema dos bancos e da construção, e da desgraça da mineração. Zema, amigos dos empreiteiros, nós estamos com os petroleiros. Zema seu vacilão, paga o piso da educação Zema, amigo do Jair, não demora vocês vão cair. Zema, patrão da polícia, Carnaval é uma delícia. Fora Zema!”, completa.

Alô Abacaxi

Logo no começo do cortejo do Alô Abacaxi, realizado nesse domingo (23), integrantes do grupo e foliões entoaram palavras de ordem contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Na sequência, a música que deu o tom foi “Apesar de você”, de Chico Buarque. “Podem cortar as flores, mas não vão parar a primeira. Podem vir com armas, vamos combater com amor”, disse o vocalista Rafael Ventura.

“É preciso mais do que nunca que estejamos atentos, firmes e fortes. Há nove anos nós viemos para rua para construir o Carnaval e ocupar a rua. A rua é nossa. Hoje é um dia simbólico para o Alô Abacaxi. Tentaram nos silenciar, tentaram nos calar, mas estamos aqui de novo”, emendou.

Unidos do Barro Preto

Nessa segunda-feira (24), o Unidos do Barro Preto realizou seu 10º cortejo desde que o grupo surgiu. Além de divertir foliões, e deixar a galera “na lama”, o aniversário do bloco também contou com manifestação política contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

“Fora, Zema”, disparou o responsável por comandar o bloco, puxando uma onda de apoiadores. Eles também se manifestaram contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ao som de “doutor, eu não me engano, o Bolsonaro é miliciano”.

Juventude Bronzeada

No cortejo do Juventude Bronzeada, realizado nesta terça-feira (25), além de uma faixa contra o governador de Minas, os vocalistas do grupo também discursaram sobre o quase cancelamento do desfile. “É importante dizer: Carnaval não é caso de polícia, não é caso de polícia”, disse um deles. “A gente vai resistir é no amor, na alegria, na purpurina, ninguém vai calar a gente não. A rua é nossa”, completou a outra.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!