Os usuários do transporte público em Belo Horizonte com idade igual ou superior a 65 anos poderão voltar a realizar pedidos do cartão BHBus Master. A Transfácil, responsável pela emissão dos documentos, montou uma equipe de atendimento itinerante, que começa a atender nesta segunda-feira (14), na estação São Gabriel, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Nos próximos meses, a equipe itinerante irá atender em outras Estações de Integração, de acordo com cronograma divulgado pelo Setra-BH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros) (confira as datas abaixo). Para quem já possui o cartão, a revalidação está acontecendo de forma automática no mês de vencimento do cartão, no momento em que ele é utilizado no validador do ônibus.
A solicitação era realizada na unidade do BH Resolve, mas estava suspensa por conta da pandemia da Covid-19. Mesmo com a disponibilidade do atendimento, a recomendação é que apenas aquelas pessoas que não possam ficar em casa, procurem o atendimento para aquisição do cartão.
Documentação e gratuidade
As pessoas com mais de 65 anos já tem direito a gratuidade no transporte coletivo, precisando apenas apresentar o documento de identidade com foto. O cartão BHBUS Master apenas oferece maior comodidade para esses passageiros nos embarques e nas integrações nas estações.
O atendimento a partir de segunda-feira será por ordem de chegada, não sendo possível o agendamento. É preciso apresentar um documento com foto, CPF e comprovante de endereço. O cartão será entregue na hora.
Cronograma de atendimento
A equipe itinerante da Transfácil vai realizar os atendimentos nas Estações de Integração da cidade, de acordo com o cronograma a seguir:
- São Gabriel: 14/09 a 18/09, de 8h às 12h e de 13h às 17h
- Pampulha: 28/09 a 09/10, de 8h às 12h e de 13h às 17h
- Vilarinho: 19/10 a 23/10, de 8h às 12h e de 13h às 17h
- Venda Nova: 03/11 a 06/11, de 8h às 12h e de 13h às 17h
- Barreiro: 16/11 a 20/11, de 8h às 12h e de 13h às 17h
- Diamante: 30/11 a 04/12, de 8h às 12h e de 13h às 17h