Covid-19: Mesmo com mais de 550 novos leitos, ocupação de UTIs em BH passa de 92%

Leitos
Há poucos leitos disponíveis nas UTIs e enfermarias voltadas para Covid em BH (Fábio Marchetto/SES-MG)

Com o aumento do número de casos de Covid na capital mineira, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), abriu 552 novos leitos, sendo 68 de UTI e 484 de enfermaria, na rede SUS-BH, em janeiro. Mesmo com os esforços, o avanço da doença segue forte na cidade, e a ocupação de leitos de UTI Covid está em 92,8% e, os de enfermaria, em 85,3%, segundo boletim epidemiológico divulgado nessa quarta-feira (2).

O RT, número médio de transmissão por infectado, está no nível amarelo, com 1,09. O índice caiu de terça para quarta-feira, já que antes era de 1,10. Até o momento, BH já registrou 316.247 casos confirmados da doença e 7.180 óbitos ocasionados pelo vírus.

Ainda de acordo com a PBH, em janeiro, foram ampliados, em média, 18 leitos por dia. “O número de leitos Covid, considerando as redes SUS e suplementar, saltou de 667 em 1º de janeiro para 1.318 até 31 de janeiro – um aumento de quase 98%”, destaca o órgão.

A PBH também lembra que é importante ressaltar que pacientes com quadros gripais, ainda sem resultado para exame de Covid-19, também podem estar internados nos leitos de UTI e enfermaria dedicados à doença, já que os sintomas são semelhantes.

“É imprescindível que a população continue mantendo todas as recomendações sanitárias, como o uso correto de máscaras, evitar aglomerações, higienizar as mãos com frequência, além de manter a etiqueta respiratória e o esquema vacinal em dia”, finaliza a prefeitura.

Com PBH

Edição: Roberth Costa
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!