Bombeiros controlam incêndio em Contagem e moradores voltam para suas casas

Incêndio em Contagem
Funcionários de quatro empresas vizinhas também estão sendo evacuados (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

O Corpo de Bombeiros debelou, no início da tarde desta terça-feira (11), o incêndio que atingiu um galpão no bairro Cincão, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Durante a manhã, moradores e funcionários de empresas vizinhas foram evacuados em função da fumaça tóxica, mas uma nova vistoria constatou que não há mais risco de intoxicação no local.

“Em vistoria realizada no período da tarde, constatou-se que os moradores podem retornar às suas casas, não sendo necessária a evacuação, visto que a posição do vento dissipou a fumaça para o lado contrário das residências”, explicou a Prefeitura de Contagem, em nota enviada ao BHAZ.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o galpão possui três grandes tanques de metal com material inflamável. Imagens dos bombeiros mostram fumaça preta sendo expelida do local. Uma equipe ainda se encontra no galpão para fazer o trabalho de rescaldo.

São ao menos 10 mil litros de thinner, 10 mil de tolueno e outros 30 mil litros de álcool. Além disso, uma bombona com 1 mil litros álcool e várias caixas de thinner com latas de 900 ml já embaladas também foram encontradas no local.

Empresa foi autuada

Em nota enviada ao BHAZ, a Secretaria de Meio Ambiente de Contagem informou ter autuado a Dissolminas para que apresente uma justificativa técnica sobre as causas do incêndio. A empresa têm um prazo de 24h para responder aos questionamentos do Executivo.

“O Núcleo de Emergência Ambiental esteve no local para realizar as ações emergenciais, e determinou a retirada dos efluentes líquidos gerados pelo incêndio por parte da empresa. Em seguida, o órgão irá acionar o município para que as medidas cabíveis sejam tomadas”, informou a pasta.

De acordo com a Prefeitura de Contagem, a empresa ingressou com a regularização ambiental em 2014 e teve a licença concedida até 2019. “A mesma entrou com pedido de revalidação, apresentando relatório de avaliação do desempenho ambiental referente à licença anterior que foi considerado satisfatório pelos técnicos da Semad”, esclarece.

A administração municipal, no entanto, havia solicitado informações complementares à empresa. Segundo a prefeitura, a Dissolminas não poderá retomar o funcionamento até a a licença ambiental e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros sejam regularizados.

Veja imagens do incêndio em Contagem

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!