Nesta quinta-feira (17), o Brasil reverencia uma das maiores invenções mineiras de todos os tempos: o pão de queijo. E, nesse ano, o Dia do Pão de Queijo será comemorado em grande estilo em Belo Horizonte.
Amanhã, a partir das 10 horas, serão distribuídos 500 unidades da iguaria para o público que estiver circulando pelo Barro Preto, próximo à unidade do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
A receita será preparada por alunos do Curso de Cozinheiro em workshops conduzidos pelos professores Gustavo Melo e Adriano Hirsch. Das 9h30 às 11h, Adriano Vilhena, chef e docente do Curso Superior em Tecnologia da Gastronomia, abordará formas criativas de preparação da iguaria.
No ano passado, os alunos distribuíram 2 mil unidades no Mercado Central de BH. “Ao celebrar o Dia do Pão de Queijo valorizamos a culinária mineira e também criamos uma oportunidade de experiência didática diferenciada aos estudantes do curso de gastronomia do Senac”, disse Cristiana Gomes Ferreira Lopes, coordenadora de Extensão e Iniciação Científica da Faculdade Senac Minas.
História do pão de queijo
Todos os mineiros concordam que o inventor do pão de queijo deveria ser aplaudido de pé pela receita, esta já ganhou diversas versões mundo a fora. No entanto, não é possível identificar o momento histórico exato em que o pão de queijo foi criado, como explica a docente de gastronomia, Carolina Figueira da Costa.
“Essa iguaria aparece em diversos livros, cadernos de receitas e receituários especialmente a partir do século XIX e no século XX”, explica. O pão de queijo traz influências das culturas ameríndia e portuguesa. A primeira, contribuiu com o cultivo da mandioca e seus subprodutos e, a segunda, com as técnicas de criação de gado e produção de leite e queijo.
“Apesar de tecnicamente estar mais próximo do que se convenciona chamar de biscoito, o pão de queijo leva o nome de pão porque chamamos de pão um alimento que é importante e identitário para nossa sociedade e cultura”, explica a estudante.
Anota aí:
Distribuição de pães de queijo produzidos por alunos do Senac
Dia: 17 de agosto, quinta-feira
Local: Rua dos Goitacazes, 1159 – Barro Preto
Horários: a partir das 10h