TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

‘Tô feliz demais’: dono do Us Motoca celebra título de campeão do Comida di Buteco 2026

01/06/2026 às 15h23 - Atualizado em 01/06/2026 às 15h42
comida di buteco 2026
(Amanda Serrano/BHAZ)

“Tô feliz demais, muito emocionado”. Esse foi um trecho do discurso feito por Jeison Vaz, um dos sócios do Us Motoca, logo após receber o grande troféu de 1º lugar do Comida di Buteco 2026, nesta segunda-feira (1). Localizado no bairro Camargos, na região oeste de BH, o bar venceu a competição com o prato Risoto Mineiro, se consagrando bicampeão.

Durante o discurso, o sócio do bar destacou que a vitória é fruto de muito trabalho. “É o reconhecimento do nosso trabalho. A gente trabalhou demais. Graças a Deus deu tudo certo no final”. celebrou o campeão.

Em entrevista ao BHAZ, Jeison Vaz explicou o diferencial do prato vencedor que conquistou o paladar dos belo-horizontinos: “Aquela canjica que é normalmente é doce, a gente fez ela salgada com couve e alho poró, que são a exigência do tema, coberta com ragu de linguiça e bacon”. O preparo ainda leva “costelinha assada com molho de jabuticaba, mostarda e um chips de jiló crocante com parmesão”, completou.

Neste ano, 127 bares da capital mineira participaram da 26ª edição do concurso, apresentando petiscos inéditos tendo verduras como destaque ou acompanhamento. O preço dos pratos concorrentes foi fixo: R$ 40 para todos os estabelecimentos.

Conheça os vencedores do Comida Di Buteco BH 2026:

1º – Us Motoca — Risoto Mineiro: Risoto de canjica com couve, bacon, linguiça e costelinha com mostarda de jabuticaba, servido com crispy de alho-poró e chips de jiló.
Endereço: Rua Blenda, 91 – Camargos

2º – Dona Ju Gastrobar — Coisa de Vó: Pescoço de boi (acém) marinado. Acompanhado de couve-flor com molho branco especial e fios de alho-poró frito.
Endereço: Rua dos Borges, 1520 – Jardim Vitória

3º – Andrade’s Beer (terceira vez no pódio) — Ossadinha Atolada: Pescoço de boi com mandioca cozida e agrião, acompanhado de paçoca de carne de sol e torresmo.
Endereço: Rua Dona Geni, 32 – Maria Helena

4º – Bar Mania Mineira — Joelho do Vovô Pig: Joelho de porco com milho assado, polenta e mostarda refogada.
Endereço: Rua Paracatu, 1099 – Santo Agostinho

5º – Cantina Arte Quintal — Porco Atolado na Lama: Carne e pé de porco, molho de tomate e cebola. Acompanha tempurá de ora-pro-nóbis, refogado de mostarda e creme de milho.
Endereço: Rua Realengo, 150 – Caiçara

Como funciona o Comida di Buteco

O Comida di Buteco ocorre não somente em BH, mas em outras 50 cidades brasileiras. Ao todo, são 27 circuitos e mais de 1.100 bares participantes em todo o país. A lista completa dos bares e restaurantes está disponível no site do concurso.

A escolha do melhor estabelecimento segue o modelo tradicional do concurso. Nesse sentido, público e jurados visitam os bares e atribuem notas de 1 a 10 a quatro critérios: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco.

Além disso, o prato tem peso de 70% na nota final, enquanto os demais quesitos representam 10% cada. Por fim, a pontuação do público e dos jurados tem o mesmo peso, correspondendo a 50% cada.

Após a escolha dos campeões em cada circuito, os vencedores avançam para a disputa do título nacional. Em seguida, o melhor buteco do Brasil será anunciado em julho, durante cerimônia em São Paulo.

Vinícius Sampaio

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa. Foi repórter da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa (Fratevi). Repórter no BHAZ desde novembro de 2024.
InstagramLinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ