Empresas de transporte público de BH contrataram mais de 300 motoristas para atender a aumento de viagens, diz Setra

Motorista de ônibus
Empresas continuam em busca de profissionais habilitados (Moisés Teodoro/BHAZ)

Com o aumento do número de viagens de ônibus em BH, o SetraBH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte) informou que as 34 empresas associadas contrataram 310 novos motoristas de coletivo. A alta na frota faz parte da lei que concede um subsídio de R$ 237,5 milhões às concessionárias, em troca de melhorias no serviço.

“A tendência com o incremento de viagens é a contratação não só de motoristas, mas também de profissionais que atuem em outras áreas das empresas”, diz o presidente executivo do SetraBH, Raul Lycurgo Leite.

O sindicato ainda reforça que, com os novos aumentos de viagens previstos no acordo, a perspectiva é de que as contratações continuem até o final de julho. As empresas continuam em busca de profissionais habilitados e novas vagas continuam abertas em algumas das companhias do sistema.

As empresas de transporte que ainda buscam por motoristas são Grupo Santa Zita, Saritur, Trans Oeste, Rodopass e Viação Anchieta.

Mais viagens

Desde terça-feira (12), as empresas de transporte público de BH já colocam em prática o aumento de viagens previsto no acordo entre PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), CMBH (Câmara Municipal de Belo Horizonte) e empresários do setor.

A prefeitura fez, na segunda-feira (11), o primeiro aporte do subsídio previsto na lei sancionada pelo prefeito Fuad Noman (PSD). No dia seguinte, o número de viagens diárias de ônibus nos dias úteis já deveria ir de 16.229 para 19.203.

O aporte é de R$ 90 milhões para as empresas de transporte convencional e R$ 4,371 milhões para o transporte suplementar. Além das 19.203 viagens diárias nos dias úteis típicos, no período noturno – entre 0h e 3h59 – o número deve passar de 125 para 528.

Quinze dias após o repasse, o número de viagens em dias úteis deve ser de, no mínimo, 21.708. O descumprimento de qualquer cláusula implica na suspensão do subsídio às empresas de transporte coletivo.

Condições para o subsídio

Conforme a lei elaborada em conjunto entre a PBH, a CMBH e as empresas de transporte, a rede de linhas do transporte coletivo deverá corresponder àquela em operação entre janeiro de março de 2020. Há exceção para as linhas de transição que serão analisadas pela Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob).

Para o horário noturno, as concessionárias devem adotar, pelo menos, a oferta programada entre novembro de 2019 e janeiro de 2020. Em relação aos feriados municipais, caberá às empresas apresentar um quadro de horários específico.

As companhias ainda devem enviar à Sumob, até 90 dias após a publicação do decreto, o cronograma com a atualização dos índices de rotatividade de passageiros, de gratuidade e transbordo.

“A Sumob cadastrará os quadros de horários no Portal da Prefeitura, garantindo o acesso às informações por meio dos aplicativos de previsibilidade de horários e dos painéis eletrônicos dispostos nos pontos de embarque e desembarque e as estações de transferência e integração”, informa a PBH.

A proposta

Depois de muita negociação, os empresários do setor aceitaram, em maio, a proposta oferecida pela PBH e por parlamentares da CMBH que prevê um subsídio de R$ 237,5 milhões para a implementação de melhorias no transporte público da capital.

Para que o acordo fosse fechado, a CMBH ofereceu um acréscimo de R$ 30 milhões aos R$ 44 milhões anunciados anteriormente como contraproposta aos empresários para viabilizar as melhorias no serviço. Com os R$ 163,5 milhões oferecidos pela PBH, o valor final do montante previsto para o subsídio chega a R$ 237,5 milhões.

O projeto ainda prevê a criação de um aplicativo que pretende modernizar o pagamento das tarifas. Dessa forma, os usuários não dependeriam mais do dinheiro físico para usufruir do serviço e também poderiam acompanhar em tempo real o trajeto e a previsão de chegada dos ônibus.

Os dezessete itens previstos no PL (entenda aqui) precisam ser implementados. A prefeitura também garante que o Centro Integração de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) fará o acompanhamento da prestação de serviço em tempo real. Fiscais também serão deslocados para as ruas e terminais de ônibus.

As informações sobre a fiscalização serão disponibilizadas no portal da PBH a partir do quinto dia de vigência do novo quadro de horários, e serão atualizadas diariamente. “Esta defasagem vai ocorrer para que se tenha o tempo necessário para a análise e consolidação dos dados coletados ao longo do dia para alimentação do sistema de divulgação”, explica a administração municipal.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

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