Estudante de medicina comete suicídio e Faminas já soma oito casos

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Um estudante de medicina da Faminas (Faculdade de Minas), de 29 anos, cometeu suicídio nessa quarta-feira (18), em um hotel no Centro de Belo Horizonte. Ele cursava o 7º período. A Polícia Civil aguarda um laudo para saber a causa do óbito. Segundo estudantes da faculdade, o caso é o oitavo de auto-extermínio de alunos desde a fundação do curso, em 2012.

Ao BHAZ, universitários relatam pressão excessiva, falta de apoio psicológico e preços abusivos. Já a Faminas afirma que tem melhorado no atendimento aos estudantes. O BHAZ também ouviu uma psicólogo e um psiquiatra para falar sobre o assunto, que ainda é considerado um tabu.

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O BHAZ produziu três matérias, em 2017 e 2018, relatando quatro casos de suicídio de alunos da instituição. A primeira trata de dois suicídios no final de 2017, a segunda relata um em fevereiro de 2018 e a outra um caso ocorrido em março do mesmo ano. De acordo com um estudo realizado em todo o Brasil, pela USP (Universidade de São Paulo), 41% dos estudantes apresentam sintomas depressivos e 81,7%, estado de ansiedade.

“Sabemos que o suicídio não é só culpa da faculdade, mas a Faminas em si prejudica muitos os alunos psicologicamente. O caso mais recente coincidiu com a data da liberação de notas. Assim que ficamos sabendo, o assunto começou a ser discutido em um grupo da turma”, explica uma aluna, de 23 anos, do curso de medicina da Faminas, que prefere não se identificar.

“Tocar nesse assunto acaba sendo um gatilho, por isso temos muito cuidado. Já conversamos com a coordenação sobre a maioria dos pontos que vamos abordar aqui, mas sem solução. Sempre apoiamos muito um ao outro, mas sozinhos é difícil lidar, sem ajuda da coordenação não dá certo”, continua.

A aluna comenta que sabe que o curso é muito difícil, mas que o índice de reprovação é altíssimo, chegando ao absurdo. “A Faminas tem uma estrutura excelente, professores muito qualificados, mas poucos são didáticos. Já tivemos turmas com 100% de reprovação e a faculdade trata isso com total normalidade. Já ouvimos da coordenação que é normal, no geral, apenas 35% dos estudantes estarem acima da média. Achamos um absurdo”, diz.

“Apoio psicológico não existe. Temos duas psicopedagogas que auxiliam na montagem de horários de estudo. E, mesmo assim, é restrito o número de vezes que podemos ir nelas. No Setembro Amarelo (mês de prevenção ao suicídio), eles pregaram cartazes, fizeram palestras, muita coisa. Mas quando a gente busca conversar com a coordenação, não temos uma receptividade. Eles geralmente culpam os alunos. Querem falar que o erro é nosso, que o professor está sempre certo”, explica.

Cobrança excessiva

Para Frederico Garcia, professor do Departamento de Saúde Mental da UFMG, o curso de medicina confronta o estudante e o coloca diante de vários desafios. “O aluno entra na universidade já tendo passado por um grande filtro, o do vestibular. Acabamos filtrando pessoas que já são muito competitivas. Essa competição é mais alta que nos outros cursos, o que gera uma cobrança excessiva do aluno com ele mesmo. Para alguns, é algo muito pesado”.

Na questão histórica, o professor lembra que “a medicina se desenvolveu mesmo dentro do exército”, e fala da hierarquia. “Dentro da medicina existe toda uma questão hierárquica, uma questão disciplinar muito forte. Eu tenho que fazer sofrer para você conseguir alcançar o ápice do seu desempenho. Isso é ainda mais presente na estrutura hospitalar, aguentar pressão, horário mais extensos que os outros”, explica.

A estudante ouvida pela reportagem afirma que as turmas sofrem “terror psicológico” por parte de alguns professores. “As pessoas que pegaram exame final, tiveram dois dias para fazer todas as provas. Além disso, alguns professores falam coisas absurdas em sala de aula”.

Separamos as principais frases, ditas por professores, e enviadas pela turma em que a jovem estuda ao BHAZ:

  • “Vocês podem decorar o livro e ir em todas as aulas, que talvez assim vocês consigam passar na minha matéria”;
  • “Se você não conseguiu nem metade da prova, você não é capaz”;
  • “Você não devia nem ir para a final, tem que reprovar direto”;
  • “A dica é não pegar final, vai ser impossível passar” [professor ao ser perguntado sobre principais pontos para estudar para a recuperação final].

Além disso, os estudante reclamam do alto valor das matérias de dependência que, segundo eles, são até R$ 600 mais caras que em outras faculdades privadas. O valor da mensalidade sem desconto é de R$ 8.881,85, já a com desconto (válida para turmas completas) é de R$ 8.315.

Pelo Instagram da turma, os alunos lamentaram mais um morte na instituição. “A Famedix se solidariza pela dolorosa perda de um dos nossos! Que Deus tenha compaixão de cada coração ferido nesse momento”, diz a publicação.

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Perda da rede de proteção

O professor Frederico Garcia lembra que, com a concorrência elevada e a chegada do Enem, os estudantes estão vindo de todos os cantos do Brasil. “Houve uma estratégia geopolítica governamental de fazer uma miscigenação dos estudantes dentro das universidades. O que era muito regionalizado, virou algo eclético”.

“São estudantes que tem uma rede social muito escassa. Essa perda na rede de proteção acontece justamente quando estão terminando a adolescência e indo para a vida adulta. Para alguns, é um fator muito forte, algo que gera muito estresse. Na falta da rede, esse estresse vai sendo mal gerido”, continua.

O educador reforça que o problema não é somente a universidade. “Acusar a faculdade em si de ser a causadora é uma forma de exagero. Existem várias profissões que são expostas a situações muito piores. Não é um fator, é o conjunto de fatores sociais, geopolíticos, etc. Todo problema complexo tem uma reposta simples e errada”, relata.

Repensar o curso e buscar soluções

Para o professor, criar um serviço de medicina escolar seria o ideal, mas somente isso não resolveria o problema. “Tem de fato uma olhar metodológico que pode e deve ser discutido. Mas, ao mesmo tempo que temos esse fenômeno, temos um aumento do consumo de álcool, drogas e isso tudo favorece o suicídio, mais ainda que a própria universidade. A gente sabe que hoje tem um abuso do uso de medicamentos para que o aluno concilie os estudos com as inúmeras festas”, relata.

“É um debate amplo, é preciso falar de saúde universitária, medicina universitária. Também é necessário rediscutir internamente o curso, a grade dentro das universidades, como podemos pensar melhor o mecanismo didático”, sugere.

Garcia também diz que por tratar-se de “uma geração um pouco mais sensível” é preciso ainda mais cuidado. “A universidade é o único lugar protegido de gestão de conflitos. Existem professores que são muito didáticos, outros que não são. Não acho que seja a resultante disso que esteja levando ao sofrimento mental. Estamos infantilizando demais os jovens adultos”, completa.

Tabu

O psiquiatra Filipe Calais, da Clínica do Bem, em Belo Horizonte, afirma que devemos falar mais abertamente sobre o tema. “Durante séculos da nossa história, o suicídio foi tratado como tabu, principalmente por razões religiosas, morais e culturais. Um ‘pecado’. Atualmente esses valores ainda prejudicam a aproximação das pessoas à temática”.

O adoecimento psíquico impede que a pessoa enxergue as coisas como elas realmente são e deturpam a percepção da realidade. “Ninguém nessa situação tem condição de fazer um juízo verdadeiramente crítico da realidade. As pessoas que apresentam comportamento suicida não o fazem para chamar atenção, mesmo que essa seja a motivação do indivíduo, o episódio não deixa de ser um sintoma do adoecimento psíquico”, explica.

De acordo com a psicóloga Michelle Alves, vivemos um momento no qual a palavra de ordem é “alegria”. “A cobrança pela felicidade é imensa e esquecemos que a tristeza, a desmotivação e a perda de interesse são naturais na nossa vida emocional”.

Mas, afinal, como identificar uma pessoa depressiva? “A depressão é um transtorno no qual isso que é normal em todos nós está em excesso e persistente. Mas o diagnóstico deve ser realizado por um profissional de saúde mental, pois considera-se não apenas as alterações dos sintomas psíquicos (alterações de humor, vazio, tristeza, culpa, ausência de prazer e planos), mas também físicos (alteração sono, apetite, libido) e comportamentais (isolamento, mudança de atitude, agitação, lentidão)”, conta a profissional.

Como ajudar?

A melhor conduta é sempre acolher, escutar, conversar e levar a pessoa com indícios de depressão até um serviço ou profissional de saúde mental. “Nesses casos, a pessoa, geralmente, não possui ‘forças’ para buscar ajuda sozinha e se um familiar ou amigo conseguir acompanhá-lo até um serviço ou profissional de saúde mental será a melhor ajuda que essa pessoa receberá. Só orientar onde ir, na maioria dos casos, percebe-se que é insuficiente. Acompanhar torna-se fundamental nesse processo. Algumas universidades têm espaço de acolhimento para os universitários”, orienta a psicóloga Michele Alves.

“A abordagem dos quadros psiquiátricos é individualizada e vai sempre se basear nos princípios de não causar dano, avaliar a intensidade e gravidade dos sintomas e suas repercussões no dia a dia da pessoa, além de outro fator muito importante e muitas vezes determinante que é a rede de suporte social à qual o indivíduo tem acesso”, pondera o psiquiatra Filipe Calais.

A depressão e todos outros adoecimentos psíquicos são doenças complexas, com apresentações variadas e respostas terapêuticas que variam imensamente entre um indivíduo e outro. “O ideal é que o tratamento inclua a medicação, quando realmente necessário, terapias comportamentais, como a Terapia Cognitivo Comportamental, e outras modalidades de psicoterapia, incluindo a Psicanálise e Mindfulness (Atenção Plena). Outro ponto indispensável é a prática regular de atividades físicas que ajuda imensamente com a melhor a de sintomas depressivos e ansiosos”, explica Calais.

Faminas se posiciona

Por meio de nota enviada ao BHAZ (leia abaixo na íntegra), a Faminas afirma que “no que se refere, especificamente, à saúde e ao equilíbrio emocional do seu corpo discente, a FAMINAS-BH, ao longo dos anos, ampliou de maneira sistemática sua atuação em ações específicas e voltadas para o acompanhamento integral da vida acadêmica dos seus alunos”.

A instituição de ensino reforça que tem um Núcleo de Atendimento Psicopedagógico (NAP), que “realizou, durante todo o ano letivo, atividades e atendimentos – sejam eles individualizados ou em grupo – em prol da qualidade e equilíbrio do processo educativo, auxiliando os estudantes nas dificuldades pedagógicas e em qualquer outro tipo de sofrimento que os acometa durante a trajetória acadêmica”.

Além disso, a instituição citou diversas ações do NAP durante 2019, como palestras, projetos e orientações. Para 2020, a faculdade promete um calendário voltado à saúde mental dos estudantes, com apoio e acolhimento do corpo discente.

A faculdade ainda reforça que existe a Pastoral Universitária, que “tem como objetivo cuidar da espiritualidade da comunidade acadêmica e, dentro desse propósito, ela desenvolve ações solidárias em Belo Horizonte e região metropolitana, que envolvem alunos, professores e colaboradores, em prol do desenvolvimento humano e social e a favor de uma sociedade mais justa. Além de retiros, viagens e trabalhos voluntários, os participantes da Pastoral se encontram periodicamente para se autoconhecer, motivarem-se e aprimorarem seu relacionamento”.

Você não está sozinho!

É sempre bom reforçar que todos nós estamos sujeitos a passar por situações difíceis. A psicóloga Michele Alves deixa um recado para quem vive momentos semelhantes: “Bom, gostaria de dizer para quem está vivenciando esse momento que você não está sozinho! Busque ajuda! É possível aliviar a dor e o vazio que você está sentindo e existem pessoas dispostas a te ajudar a encontrar e construir um outro caminho, através de um tratamento adequado! Busque ajude! Peça socorro! Não desista!”

Onde conseguir ajuda?

Nota da Faminas

“A FAMINAS-BH alia excelência no ensino e inovação para formar profissionais com as habilidades técnicas, humanistas, éticas e críticas necessárias para se destacarem no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, capazes de se comprometer de forma ativa com o bem-estar social. Diante disso, a instituição de ensino possui um currículo convergente ao que é estabelecido pela Legislação Brasileira e, ao mesmo tempo, oferece atividades relacionadas à pesquisa, cultura, extensão e multidisciplinaridade com objetivo de atuar em todos os âmbitos da formação humana.

No que se refere, especificamente, à saúde e ao equilíbrio emocional do seu corpo discente, a FAMINAS-BH, ao longo dos anos, ampliou de maneira sistemática sua atuação em ações específicas e voltadas para o acompanhamento integral da vida acadêmica dos seus alunos.

Ao investir em um corpo docente qualificado – constituído em quase sua totalidade por mestres e doutores – e em uma equipe que age de forma transdisciplinar, a FAMINAS-BH estabeleceu um fluxo de atividades eficiente e ativo.

O Núcleo de Atendimento Psicopedagógico – NAP realizou, durante todo o ano letivo, atividades e atendimentos – sejam eles individualizados ou em grupo – em prol da qualidade e equilíbrio do processo educativo, auxiliando os estudantes nas dificuldades pedagógicas e em qualquer outro tipo de sofrimento que os acometa durante a trajetória acadêmica. A atuação do NAP envolve desde o planejamento da jornada estudantil, organização de tarefas, rotinas de estudo e administração de tempo até o equilíbrio da saúde mental.

Somente em 2019, o NAP realizou inúmeras ações. Dentre elas, destacam-se:

  1. Acolhimento para a vida universitária com os calouros da Medicina, que acontece sempre no início do semestre letivo;
  2. Palestra de suporte para planejamento e organização dos estudos;
  3. Rodas de Conversa “Vamos conversar sobre a ansiedade universitária?” e  “Vamos conversar sobre depressão?” – promovidas no primeiro e segundo semestres;
  4. Projeto “Ponte com o futuro”, onde veteranos do curso de medicina acolhem e apadrinham calouros, com o intuito de integrá-los de maneira legítima à vida universitária;  
  5. Intervenções psicopedagógicas em sala de aula, com propósitos específicos, como a mediação de conflitos, relacionamentos interepessoais, adaptação à faculdade, dentre outros;
  6. Sessões de cinema comentada, cuja temática permeia a saúde mental;
  7. Campanhas institucionais, como o Setembro Amarelo – que visa à prevenção de suicídio. Em 2019, além de informativos, e-mails marketing enviados ao corpo discente e palestras, a FAMINAS-BH recebeu a equipe de saúde mental do Grupo JANEIRO BRANCO, que desenvolveu uma série de atividades imersivas em prol da saúde mental dos estudantes;
  8. Meditações guiadas, com acompanhamento do Sahaja Yoga;
  9. Atendimentos psicológicos individualizados aos alunos, diariamente, durante todo o ano letivo;
  10. Orientações e acompanhamentos em parcerias com a família dos estudantes;
  11. Diálogos Contemporâneos acontece periodicamente na instituição, com objetivo de promover encontros que discutem questões capazes de afligir a sociedade de maneira geral e aos estudantes em particular;
  12. Pesquisa qualitativa e com grupos focais, com a participação dos estudantes e corpo docente, cujo objetivo é aprimorar as ações do NAP em 2020;
  13. Palestra com Dada Maravilha, cujo foco foi a superação diante de situações adversas.

Já a Pastoral Universitária, tem como objetivo cuidar da espiritualidade da comunidade acadêmica e, dentro desse propósito, ela desenvolve ações solidárias em Belo Horizonte e região metropolitana, que envolvem alunos, professores e colaboradores, em prol do desenvolvimento humano e social e a favor de uma sociedade mais justa. Além de retiros, viagens e trabalhos voluntários, os participantes da Pastoral se encontram periodicamente para se autoconhecer, motivarem-se e aprimorarem seu relacionamento.

Para o ciclo de 2020, inúmeras ações com foco na saúde, formação e bem-estar da comunidade acadêmica já estão programadas.

  1. No dia 28 de janeiro de 2020 – como parte das atividades que preparam os alunos para o início do semestre letivo – em parceria com o Hospital André Luiz e aliado à campanha Janeiro Branco (que foca na saúde metal e bem-estar), será realizado, na instituição, o evento XXX – com a presença da Cris Guerra, Leila Ferreira e Vivian Santos.
  2. Na Semana de Volta às Aulas, o acolhimento dos estudantes será realizado com ações específicas em saúde mental.
  3. Já faz parte do calendário acadêmico da FAMINAS-BH, a Campanha Setembro Amarelo – com uma série de atividades durante todo o mês, que visa à prevenção ao suicídio.
  4. Uma atuação contínua será realizada em parceria com as Ligas Acadêmicas, no sentido de apoiá-las a desenvolver ações com este viés.
  5. O Departamento de Extensão irá focar na realização de atividades voltadas à saúde mental do corpo discente, a cada bimestre, e a construção será realizada em parceria com os próprios estudantes”.
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

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