Estudantes da UFMG vencem competição latino-americana de lançamento de foguetes

ufmg competição foguetes
Estudantes da Escola de Engenharia da UFMG foram campeões da segunda principal competição de engenharia de foguetes e satélites do mundo (UFMG/Divulgação)

Estudantes da Escola de Engenharia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) foram campeões da segunda principal competição experimental de engenharia de foguetes e satélites do mundo. O time Fênix UFMG, composto de 25 alunos, venceu a Latin American Space Challenge (Lasc), evento de foguetemodelismo realizado nesse fim de semana em Tatuí, São Paulo.

A edição reuniu equipes de todo o Brasil, da América Latina e também outros continentes, como dos países Índia e China. O foguete da Fênix UFMG, batizado de Guará, percorreu a distância de 999,6 metros, ficando a apenas 40 centímetros atrás da meta proposta pela categoria.

Além de percorrer a distância exigida na categoria, o Guará também tinha a missão de transportar e ejetar um satélite experimental produzido pela Czar Space, grupo de competição e pesquisa em pequenos satélites da UFMG. Além disso, ambos deveriam retornar em segurança ao solo, com o auxílio de paraquedas.

Todo o processo de preparação do Guará e da equipe para o evento durou cerca de um ano, incluindo o projeto, a construção do foguete, os testes e as simulações. A capitã da Fênix UFMG, Karen Beatriz Oliveira Alves, de 22 anos, explica que o resultado obtido pela equipe pode ser considerado um recorde.

“Na história da competição, nenhuma equipe chegou tão próximo de um quilômetro como nós. Nosso foguete percorreu 999,6 metros de apogeu. Nenhuma equipe erra por 40 centímetros. Geralmente erram por 100, 200 metros e conquistam a premiação. Nós ficamos em um posição praticamente imbatível nesse quesito”, comemora.

A Fênix UFMG também venceu em uma categoria lançada nesta edição, denominada Flight Dynamics, que avalia o melhor desempenho de voo. “Essa premiação foi conquistada pelo nosso apogeu, que ficou muito próximo da meta, e também pela nossa telemetria, o envio de dados do foguete para a base, que também foi muito bom. Fomos, assim, a equipe que teve, entre todas as categorias, a melhor dinâmica de voo da competição”, diz Karen Beatriz.

Arreda pra Cá

O podcast do BHAZ recebe, nesta semana, dois dos criadores da produtora que deixou Minas Gerais um passo mais perto do Oscar: a Filmes de Plástico. Com o filme “Marte Um”, eles foram selecionados para representar o Brasil na última edição da premiação nos EUA e seguem colecionando troféus pelo trabalho.

No Arreda pra Cá, Gabriel Martins e André Novais Oliveira contaram tudo sobre a história da produtora, que surgiu em Contagem, os bastidores do filme e os próximos planos.

O esquema é simples, do jeitinho que a gente gosta: um sofá, um cantinho aconchegante e a conversa rolando solta. Os apresentadores Giovanna Fávero e Asafe Alcântara recebem, a cada semana, um convidado pra contar tudo sobre negócios, marcas e personalidades que marcaram a história de Minas Gerais e fazem a gente se orgulhar de ser de BH.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!