Hospital infantil de BH atinge 100% de ocupação devido à alta demanda de quadros respiratórios

hospital infantil João Paulo II BH
Hospital fica na Alameda Ezequiel Dias, 345 (Fhemig/Reprodução)

Atualização às 12:42 do dia 24/01/2022 : Esta matéria foi atualizada para incluir uma nova nota da Fhemig, enviada após a publicação.

O Hospital Infantil João Paulo II (HIJII), localizado no bairro Santa Efigênia, região Leste de Belo Horizonte, atingiu 100% de ocupação dos leitos de internação, informa a Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais). A internação inclui leitos de enfermaria e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Isso ocorre devido à alta demanda de quadros respiratórios, como gripe e Covid-19.

Atualmente, o hospital conta 105 leitos de enfermaria, 16 de UTI Pediátrica e 18 leitos na sala de decisão clínica. Desde ontem (23), o pronto atendimento passou a priorizar os casos mais graves. O centro de saúde é referência para urgências pediátricas e direcionado para casos de média e alta complexidades. Segundo o órgão, a rede de urgência do município já foi informada da medida, necessária para estabelecer a garantia de assistência aos pacientes admitidos anteriormente.

Procurada pelo BHAZ, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) reforçou que o hospital é de responsabilidade do Governo do Minas, com gestão da Fhemig. A prefeitura informou que os atendimentos pediátricos nos Centros de Saúde com horário ampliado são feitos de segunda a sexta, das 7h às 19h. Após este horário e aos finais de semana e feriados, eles ocorrem em uma das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

As nove UPAs do município funcionam todos os dias, 24 horas, conforme escala de equipes médicas pré-definidas para cada unidade.

Esforços

A administração municipal também afirmou que, diante do aumento da demanda por atendimento nas unidades de saúde da capital, de 24 de dezembro de 2021 até a última quinta-feira (20), foram contratados 1.301 profissionais de saúde, sendo 285 médicos em diversas especialidades, além de ter implementado ações como a ampliação de horário de centros de saúde, a retomada do teleatendimento e a ampliação de postos de testagem de Covid-19.

“A Prefeitura orienta que é imprescindível que a população mantenha o esquema vacinal completo e continue adotando as medidas preventivas como o uso de máscaras, o distanciamento social, a frequente higienização das mãos e a etiqueta respiratória”, destacaram em nota (leia na íntegra abaixo).

Vacinação

Em BH, a prefeitura realiza, nesta segunda-feira (24), repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação, e crianças sem comorbidades nascidas de janeiro a junho de 2010 e que ainda tenham 11 anos na data da vacinação (veja cronograma aqui).

A vacinação de jovens de 6 a 17 anos com a Coronavac foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na última quinta-feira (20). Com a aprovação, em breve, as crianças e os adolescentes de Minas Gerais também poderão se vacinar contra a Covid-19 com a Coronavac, além da vacina da Pfizer, que está sendo aplicada atualmente.

De acordo com o governador de Minas Gerais, o estado tem 400 mil doses do imunizante do Butantan estocadas e o montante será usado na vacinação infantil, já que a Coronavac aprovada para utilização nas crianças é a mesma da imunização de adultos, sem nenhum tipo de adaptação para uma versão pediátrica.

O secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado, também confirmou que a capital mineira vai usar a Coronavac para vacinar crianças contra a Covid-19.

Nesta segunda, começa a distribuição de cerca de 400 mil doses Coronavac para a imunização de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos no estado. A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) irá detalhar o cronograma de entrega dos imunizantes aos municípios e as recomendações para a aplicação ainda hoje.

Nota da Fhemig na íntegra

“A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informa que em razão da ocupação de 100% dos leitos do Hospital Infantil João Paulo II (HIJII) devido à alta demanda de quadros respiratórios, o pronto atendimento passou a priorizar os casos graves a partir deste domingo (23/1).

A rede de urgência do município já foi informada da medida, necessária para estabelecer a garantia de assistência aos pacientes admitidos anteriormente
“.

Nota atualizada:

“Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informa que devido à alta demanda de casos respiratórios, intensificada pela variante ômicron, estão sendo abertos novos leitos de CTI e já foram contratados novos profissionais pediatras para ampliação dos atendimentos no Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII).

Somente no sábado (22/1), foram realizados 131 atendimentos, deste total 76 casos de doenças respiratórias. No domingo (23/01), foram 118 pacientes, 53 com sintomas gripais. Todos os leitos para internação estão ocupados (105% de ocupação). O número de atendimentos em janeiro tem estimativa de chegar a 6 mil pacientes, com média de 192 por dia. Desses, 62% correspondem a casos de doenças respiratórias. Nos últimos meses, houve um aumento de demanda de mais de 100% nos atendimentos pediátricos de urgência.

Importante destacar que embora a capacidade de atendimento tenha sido dobrada nas últimas semanas, muitos profissionais estão sendo afastados por suspeita e confirmação de covid-19.

O HIJPII possui atualmente 105 leitos de enfermaria, 16 leitos de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e outros 18 na sala de decisão clínica (SDC). Serão abertos de forma imediata mais 10 leitos de UTI Pediátrica”.

Nota da PBH na íntegra

“A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o hospital João Paulo II é de responsabilidade do Governo do Estado, com gestão da Fhemig. As nove UPAs do município estão funcionando normalmente, 24 horas, conforme escala de equipes médicas pré-definidas para cada unidade. Os atendimentos pediátricos nos Centros de Saúde com horário ampliado são realizados de segunda a sexta, das 7h às 19h. Após este horário e aos finais de semana e feriados, os atendimentos pediátricos são realizados nas UPAs, sempre com o objetivo de garantir a assistência à população.

A Prefeitura tem empreendido todos os esforços para garantir atendimento mais ágil para a população. Diante do aumento da demanda por atendimento nas unidades de saúde da capital, de 24 de dezembro de 2021 já até o dia 20/01, foram contratados 1.301 profissionais de saúde, sendo 285 médicos em diversas especialidades. O município monitora diariamente as situações de cada unidade de saúde, agindo pontualmente de forma a garantir o atendimento e qualquer agravamento será tratado de forma devida, com o objetivo de preservar vidas.

Além da contratação de profissionais, a Prefeitura implantou três importantes estratégias para ampliar o acesso a serviços de saúde para pacientes com quadros respiratórios. Uma foi a ampliação do horário de atendimento de nove Centros de Saúde, um por regional. Desde o dia 1° de janeiro, foram mais de 23 mil atendimentos. A outra foi a retomada do serviço de teleatendimento, que já ofertou 861 teleconsultas.

E, na última quinta-feira, 20 de janeiro, a Prefeitura abriu mais dois pontos de testagem de Covid-19: nas universidades FAMINAS e UNA. As marcações devem ser realizadas, exclusivamente, por meio do Portal da Prefeitura de Belo Horizonte e a disponibilização no PBH APP será feita nos próximos dias. O horário de atendimento nos locais será das 8h às 17h. O processo de agendamento é mais uma parceria com a Unimed-BH.

Inicialmente, serão ofertados para a população cerca de 100 testes rápidos de antígeno em cada uma das instituições. A ampliação será feita gradualmente. O agendamento estará disponível diariamente a partir das 17h para as marcações no dia seguinte.

A Prefeitura orienta que é imprescindível que a população mantenha o esquema vacinal completo e continue adotando as medidas preventivas como o uso de máscaras, o distanciamento social, a frequente higienização das mãos e a etiqueta respiratória”.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!