Chegada de março é marcada por ‘calorão’ em BH; altas temperaturas devem continuar

calor bh
Apesar da chuva prevista para sábado, a temperatura máxima pode permanecer acima dos 30ºC (Moisés Teodoro/BHAZ)

O mês de março começou com muito calor em Belo Horizonte. Na tarde de hoje (1º), os termômetros bateram 31ºC. E as altas temperaturas devem se prolongar durante o resto da semana. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o Sol vai permanecer em evidência, pelo menos, até a próxima sexta-feira (4).

No sábado (5), a chuva deve voltar a atingir a capital em pontos isolados. Ainda assim, a temperatura máxima pode permanecer acima dos 30ºC. “As áreas de instabilidade estão mais para o Oeste e Sul do estado, então aqui em BH nos próximos dias vamos ver o céu claro a parcialmente nublado”, explica a meteorologista Anete Fernandes.

“A gente está sob o domínio de um sistema de alta pressão que impede a formação de nuvens de chuva. Então a tendência é de que prevaleça esse calorão em BH e em toda a região metropolitana pelo menos até o dia 9 e março”, acrescenta ela.

Era só uma praia…

Nas redes sociais, muita gente comemorou a aparição do Sol. Mas, por outro lado, ainda há quem prefira a cidade com o clima nublado. “Aqui em BH poderia ter praia, um calor do inferno, um Sol de 80 graus”, escreveu uma pessoa.

“Saudades de quando aqui em BH e região a gente passava uma semana inteira de chuva e não fazia calor e era bem gostoso”, disse outro internauta. “Altos níveis de insalubridade com esse calor hoje (mas antes disso do que pegar chuva em BH todos os dias)”, comentou um terceiro.

Fevereiro chuvoso

Seguindo o cenário de janeiro, o mês de fevereiro foi marcado por chuvas intensas em Belo Horizonte, que provocaram dezenas de estragos pela cidade. Segundo a Defesa Civil da capital, foram registrados 506,4 milímetros de chuva durante o mês – que se tornou o segundo mais chuvoso dos últimos dez anos.

As regiões Venda Nova, Centro-Sul e Norte foram as que contabilizaram maior intensidade de chuva durante o período. Todas as nove regionais ultrapassaram a média climatológica de fevereiro, de 181,4 milímetros. Confira o volume de chuvas por região em BH de 1º a 28 de fevereiro:

  • Venda Nova: 506,4 milímetros (279%)
  • Centro Sul: 415,3 milímetros (229%)
  • Norte: 381 milímetros (210%)
  • Leste: 361,2 milímetros (199%)
  • Oeste: 360,8 milímetros (199%)
  • Noroeste: 358,2 milímetros (198%)
  • Pampulha: 358 milímetros (197%)
  • Nordeste: 375,8 milímetros (207%)
  • Barreiro: 271,6 milímetros (150%)
Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!