Morre Túlio Jorge dos Santos, professor da UFMG referência em astronomia

professor túlio jorge ufmg
Professor morreu após ter um infarto, nesse sábado (Acervo pessoal/Divulgação UFMG)

Morreu nesse sábado (1º), aos 76 anos, o professor aposentado Túlio Jorge dos Santos, referência no ICEx (Instituto de Ciências Exatas) da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Ele sofreu um infarto e chegou a ser internado, mas não resistiu.

O professor ingressou na UFMG no final dos anos 1970 e conduziu, principalmente, disciplinas de caráter experimental. Desse modo, também coordenou o laboratório de ensino em física experimental por um longo período.

Renato Las Casas, professor também aposentado do Departamento de Física e companheiro de trabalho, recorda que Túlio Jorge era adorado pelos alunos. Ele dedicou boa parte da vida à divulgação científica, tendo que abrir mão da ascensão na carreira acadêmica.

“Durante mais de 20 anos, Tulio Jorge subiu a serra, uma ou duas vezes por semana, para receber turmas escolares e treinar os estudantes da UFMG que atuavam como monitores. Ele acreditava piamente que o conhecimento muda a vida das pessoas e dedicou grande parte do seu tempo à divulgação científica”, diz.

Casado com a professora Vera Casa Nova, vinculada à Faculdade de Letras da UFMG, Túlio também deixa duas filhas e um neto.

O sepultamento foi nesse domingo (2), das 12h às 15h, no Bosque da Esperança, no bairro Jaqueline, em Belo Horizonte.

Com UFMG

Edição: Giovanna Fávero
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!