O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, assinou nesta quarta-feira (19) a ordem de serviço para iniciar os estudos de implantação do sistema BRT (Move) na avenida Amazonas. O projeto prevê intervenções em 39,67 km de vias ao longo da avenida Amazonas e nas ruas e avenidas da região do Barreiro.
Nas avenidas Amazonas e Olegário Maciel serão implantadas estações de transferência, similares às existentes nos corredores Antônio Carlos, Cristiano Machado, Paraná e Santos Dumont. Além disso, uma nova estação de integração será implantada na interseção das avenidas Amazonas e Teresa Cristina.
O sistema irá operar em pista e faixa exclusivas à esquerda, no modelo BRT, no corredor Amazonas e na avenida Olegário Maciel, e à direita nas vias do Barreiro e do município de Contagem.
As obras só serão iniciadas após a conclusão dos estudos, prevista para 2026.
De acordo com o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro Pereira, os impactos vão beneficiar todo o vetor oeste da capital mineira e municípios vizinhos. “O benefício da obra é que a gente consiga reduzir o tempo de deslocamento das pessoas, trazendo um corredor do transporte público de massa mais ágil e conectado”, afirma.
O objetivo é melhorar o desempenho operacional do transporte coletivo na região. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, os benefícios e resultados esperados são:
- Garantir prioridade no sistema viário ao transporte coletivo;
- Aumentar a velocidade operacional dos ônibus;
- Diminuir o tempo do passageiro dentro do veículo;
- Melhorar a segurança nas travessias de pedestres;
- Permitir maior fluidez na circulação viária para os ônibus;
- Racionalizar a operação com a otimização da frota;
- Reduzir os custos do transporte público;
- Facilitar a integração com os outros modos de transporte;
- Compartilhar os espaços da cidade de forma justa e racional.










