‘Maria do Arraial’: 200 famílias ocupam prédio vazio no Centro de BH nesta sexta-feira

ocupação maria do arraial
Ocupação Maria do Arraial levou 200 famílias para prédio vazio no Centro de BH (Reprodução/Facebook)

Um prédio que estava vazio no Centro de Belo Horizonte foi ocupado por aproximadamente 200 famílias ao longo da madrugada desta sexta-feira (28). O ato, realizado junto ao MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas), recebeu o nome de “Ocupação Maria do Arraial”,

Segundo o MLB descreveu em publicação sobre a ocupação, a ação “denuncia a situação das várias famílias que sofrem com a falta de moradia digna e reivindica que o prédio ocupado cumpra sua função social e seja destinado para moradia”.

O prédio ocupado fica na rua da Bahia, número 1065, quase esquina com a avenida Augusto de Lima. Na porta do edifício, vários manifestantes se reúnem para manifestar pelas famílias sem moradia. A Polícia Militar e a tropa de choque estão acompanhando a manifestação, que corre de forma pacífica.

MLB iniciou manifestação na frente do prédio ocupado nas primeiras horas do dia (Reprodução/Facebook)

Ocupação Maria do Arraial

O nome da ocupação é uma homenagem a Maria Papuda ou Maria do Arraial, senhora negra que morava no Arraial Curral Del’Rey. Ela fazia parte do grupo de famílias que foram retiradas do arraial para a construção do conjunto da Praça da Liberdade.

“Nossa luta é contra a higienização e gentrificação de BH, é contra a especulação imobiliária e pelo direito à moradia e à cidade para uma parcela da população que sempre teve a cidade negada”, afirmou o MLB.

O BHAZ procurou a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) para saber qual é o posicionamento da administração municipal frente à manifestação, mas o órgão se limitou a responder que “trata-se de área particular”.

A ocupação Maria do Arraial divulgou que está precisando de doações de alimentos, produtos de limpeza e materiais de higiene. Os produtos podem ser entregues na ocupação ou na rua. Quem quiser doar alguma quantia em dinheiro pode fazer um PIX para [email protected].

No início desta semana, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que o antigo prédio do INSS, na rua dos Caetés, pode fazer parte de um programa do Governo Federal de moradias populares e outras iniciativas. O edifício está ocupado popularmente desde 2015.

Em entrevista ao jornal O Globo, a ministra introduziu o programa Democratização dos Imóveis da União, que mapeou e deve destinar 500 bens do governo federal a moradias populares, saúde pública, educação, atividades esportivas e culturais.

Procurado pelo BHAZ, o ministério confirmou que está fazendo um levantamento inicial de áreas que possam ser destinadas ao programa. Entre os imóveis que aparecem no estudo para destinação habitacional, está o prédio do INSS em BH.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!