Pesquisar
Close this search box.

Banzai, Fernando, Del Ruim e mais bares do Baixo Centro de BH na mira da fiscalização da prefeitura

Por

bares baixo centro
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realizou, na noite de quinta-feira (7), fiscalização em bares do Baixo Centro da capital (Arquivo pessoal)

Bares do Baixo Centro de BH foram alvo de uma operação da Prefeitura de Belo Horizonte na última quinta-feira. Fiscais atendem queixas de moradores quando a desordem pública e poluição sonora e monitoram os estabelecimentos que mantêm mesas e cadeiras na calçada após 23h, o que é proibido segundo decreto municipal de 2022. A fiscalização é alvo de queixa dos empresários.

A Secretaria Municipal de Política Urbana da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realizou, na noite de quinta-feira (7), uma ação conjunta com a Polícia Militar para fiscalizar bares do Baixo Centro da capital. Ao todo, foram vistoriados 13 bares situados nas ruas dos Tamoios, Goitacazes, Padre Belchior, Augusto de Lima, Alvarenga Peixoto e Marília de Dirceu.

A medida foi tomada em atendimento a um decreto municipal de 2022 que determina que bares de toda a capital devam recolher mesas e cadeiras das calçadas a partir das 23h.

Segundo a prefeitura, foram alvo os estabelecimentos “com alto índice de denúncias e atendimento de desordem pública, pela PM e poluição sonora, pela PBH”. Foram apreendidas 32 mesas, 102 cadeiras, 3 engradados vazios de bebidas e alguns suportes de cimento utilizados para segurar guarda sol.

Também foram lavrados 4 autos de interdição, 3 autos de apreensão, 3 autos de infração por exercer atividade em desconformidade com o alvará de funcionamento, um auto de infração por exercer atividade sem o alvará, três autos de infração por fazer uso de mesas e cadeiras sem licença e um auto de infração por instalar obstáculos físicos móveis no logradouro.

Bares se queixam

Um dos bares fiscalizados foi o Del Ruim, localizado na Augusto de Lima. Pelas redes sociais, o empreendimento publicou uma nota de repúdio sobre o ocorrido.

“A Prefeitura de BH, de maneira inflexível, parece estar disposta a acabar com a noite da capital. Existe um decreto de 2022 que proíbe o uso de mesas e cadeiras nas calçadas da capital após às 23h! Vale lembrar que a capital ostenta o título de criatividade gastronômica, concedido pela Unesco – a famosa capital dos botecos”, diz a nota.

Em conversa com o BHAZ, Bruno César, dono do estabelecimento, disse que outros bares famosos do Baixo Centro também foram alvo da ação. “Foram recolhidas todas as mesas do Bar do Fernando, interditaram o Bar do Paulista e deram uma multa de R$ 4 mil ao proprietário do Banzai”, disse.

Na segunda-feira (11), representantes do setor vão se reunir com a prefeitura para tratar do assunto. “O que está ocorrendo é que, basicamente, a partir das 23h fica proibido mesas nas calçadas em toda a capital, mas, ao que parece, no Centro essa política de fiscalização tem sido mais truculenta e ríspida”, diz sobre a fiscalização nos bares do Baixo Centro.

Operações vão continuar

Em nota enviada ao BHAZ, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que essas operações são realizadas rotineiramente desde a volta do comércio pós pandemia, “sendo inverídico que houve aumento do número de vistorias e operações desse tipo e porte. São ações rotineiras realizadas regularmente durante todo o ano”.

“As operações de fiscalização continuarão da mesma forma e com o mesmo foco, da forma como vêm sendo feitas desde a reabertura total do comércio pós pandemia. A fiscalização segue estritamente as determinações do Código de Posturas, leis ambientais municipais, suas regulamentações, modificações posteriores e determinações da SUFIS, SMPU, PBH”, disse trecho da nota.

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.
[author_socials_links]

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ