A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) já recebeu cerca de 350 denúncias de usuários do transporte coletivo por meio do WhatsApp criado pela Superintendência de Mobilidade. Segundo a administração municipal, a maior parte das reclamações é referente ao descumprimento do quadro de horários, comportamento de motoristas e estado de conservação dos veículos.
“Vale reforçar que as reclamações são repassadas às concessionárias para as devidas providências”, disse o Executivo. O número diz respeito a reclamações enviadas até às 16h de hoje.
O canal faz parte dos 17 itens que compõem o acordo entre PBH, CMBH (Câmara Municipal de Belo Horizonte) e empresários do setor de transportes. A proposta oferece um subsídio de R$ 237,5 milhões às concessionárias, em troca de um aumento no número de viagens, congelamento da tarifa até março de 2023 e outras condições, como o canal de reclamações.
Por meio do número (31) 98472-5715, o usuário poderá registrar a queixa, informando o número da linha; o número do veículo; o dia e horário do acontecido e um breve relato do episódio. Depois disso, os relatórios poderão ser acompanhados pelo site da Sumob.
Aumento de viagens
A partir de hoje, o número de viagens diárias de ônibus nos dias úteis deve ir de 16.229 para 19.203. O aumento foi possível após o pagamento de um aporte de R$ 90 milhões para as empresas de transporte convencional e R$ 4,371 milhões para o transporte suplementar.
Além das 19.203 viagens diárias nos dias úteis típicos, no período noturno – entre 0h e 3h59 – o número deve passar de 125 para 528. Quinze dias após o repasse, o número de viagens em dias úteis deve ser de, no mínimo, 21.708. O descumprimento de qualquer cláusula implica na suspensão do subsídio às empresas de transporte coletivo.