Centenas de ciclistas devem ir às ruas de Belo Horizonte durante esta semana para reivindicar direitos de mobilidade. A ação “Pedais do Futuro” vai promover uma série de eventos ciclísticos, que buscam exigir da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) a construção dos 400 km de ciclovias previstos no Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob).
O PlanMob, aprovado pela Câmara de Vereadores e com recursos já alocados, visa transformar Belo Horizonte em uma cidade mais sustentável, priorizando a mobilidade ativa, como o ciclismo, e reduzindo a dependência de veículos motorizados. Atualmente, apenas 100 km de ciclovias foram construídos, deixando 300 km ainda por serem finalizados até 2028.
A movimentação faz parte da campanha “BH do Futuro”, que visa promover uma visão de cidade mais sustentável, com políticas públicas que garantam a preservação do meio ambiente.
“Os ‘Pedais do Futuro’ são uma ação importante dentro da campanha ‘BH do Futuro’, uma oportunidade de unir a população e cicloativistas para exigir o cumprimento do PlanMob e garantir o direito à mobilidade sustentável em Belo Horizonte”, afirma Malu Almeida, mobilizadora da Minha BH e cicloativista. “Com apenas 100 km de ciclovias construídas até agora, ainda há muito a ser feito para que nossa cidade seja segura e acessível para quem usa a bicicleta como meio de transporte”, completa.
Durante a semana de pedais noturnos, ciclistas percorrerão áreas prioritárias para a construção de ciclovias, chamando atenção para a necessidade de expandir a infraestrutura cicloviária da cidade. Além de promover a conscientização sobre a importância da mobilidade ativa, o evento busca garantir compromissos reais dos candidatos a prefeito com a execução completa do PlanMob até 2028.
Sobre a BH do Futuro
A campanha BH do Futuro se iniciou no mês de setembro e vem sendo desenvolvida pelas ONGS Nossas/Minha BH, Nossa BH e Teia de Criadores. Sua intenção é incidir no debate público, entre os candidatos e a população, com as seguintes metas para Belo Horizonte: Busão 0800, 400 km de ciclovias, Rio Limpo & Sem Enchente, Ninguém Sem Casa, 2 milhões de árvores e Serra do Curral Protegida. O nome do projeto é sugestivo e convida as pessoas a imaginarem uma BH do futuro – desenvolvida, progressista e acolhedora – no presente.
O lançamento virtual aconteceu no dia 4 de setembro, com um vídeo que, além de apresentar o projeto, exalta o empenho coletivo dos belorizontinos de ocupar e transformar a cidade. O vídeo, com mais 160 mil visualizações, recebeu comentários dos candidatos Duda Salabert, Rogério Correia e Gabriel Azevedo que se comprometeram com a causa.
Já o lançamento presencial aconteceu em um grande evento no coração da cidade, no bar 2 Black Beer, embaixo do viaduto Santa Tereza. O evento contou com show do rapper FBC e com uma batalha de rimas promovida pelo grupo Família de Rua. Estiveram presentes os candidatos à prefeitura Rogério Correia, acompanhado de sua vice Bella Gonçalves, a candidata Duda Salabert, além de candidatos à vereadores da cidade.
Anota aí
PEDAIS DO FUTURO
De 30 de setembro a 4 de outubro
SEGUNDA-FEIRA – VOLTA INTERNACIONAL DO BARREIRO COM @ondaforte.cc
Ponto de encontro: Praça da Estação
Horário de partida: 20h
TERÇA-FEIRA – PEDAL DE MULHERES COM @tercadasmanas
Ponto de encontro: Praça Raul Soares
Horário de partida: 20h
QUARTA-FEIRA – QUARTA CRAZY COM @pscicloativos
Ponto de encontro: Roda Café (Rua Lídia Couto, 194 – Floresta)
Horário de partida: 20h
QUINTA-FEIRA – PEDAL SUAVE COM @giro.rua
Ponto de encontro: 2Black Beer (Av. Assis Chateaubriand, 1002 – Centro)
Horário de partida: 20h