Prefeitura de BH abre duas unidades de saúde com funcionamento 24h

unidades de saúde 24h em BH
Administração municipal salienta que unidades atenderão quadros respiratórios leves (Moisés Santos/BHAZ)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou a abertura de duas unidades de saúde 24h para assistir a população com quadros respiratórios leves, nesta segunda-feira (31). Segundo a administração municipal, a estratégia vai funcionar primeiramente nas regionais Pampulha e Venda Nova e a ampliação para outras localidades ocorrerá de forma gradativa.

O cidadão belo-horizontino poderá ser atendido a qualquer momento do dia no Centro de Saúde Santa Terezinha, bem como na antiga sede do Centro de Saúde Santa Mônica. A prefeitura informa que os pacientes com sintomas respiratórios leves e moderados como tosse, coriza, febre, dor no corpo e mal-estar, terão proridade.

Ainda que o anúncio diga sobre unidades de saúde 24h em BH, a prefeitura ressalta que os casos pediátricos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Além desses horários e nos finais de semanas e feriados, os usuários devem procurar as UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) da capital mineira, que seguem com horário de funcionamento normal.

Casos graves devem procurar as UPAs

Em comunicado, a prefeitura salienta que pacientes com quadros mais graves devem recorrer às Unidades de Pronto-Atendimento para não sobrecarregar o sistema. A orientação vale para quem apresentar queixas clínas mais complexas, como fraturas, fortes dores no peito, dores abdominais e sangramentos.

Confira os endereços das unidades com funcionamento 24h:

  • Pampulha: Centro de Saúde Santa Terezinha: rua Senador Virgílio Távora, número 157, bairro Santa Terezinha;
  • Venda Nova: Antiga sede do Centro de Saúde Santa Mônica: rua dos Canoeiros, número 320, bairro Santa Mônica.

PBH amplia testagem para Covid-19

E parece que o esforço do município em conter os avanços da variante ômicron não param aí. Na última quinta-feira (27), a administração municipal de BH decidiu intensificar a oferta de testes para detectar o novo coronavírus na capital, além de abrir um novo local para testagem.

Desde essa sexta-feira (28), o novo ponto para receber um diagnóstico é a unidade Centerminas da Una. Com essa ampliação, a oferta somente em universidades da capital será de cerca de 600 testes por dia.

Todas as marcações devem ser feitas por meio do portal da PBH ou pelo PBH App. O horário de atendimento nos locais em dias úteis é das 8h às 17h. Na capital, são ofertados testes nos 152 Centros de Saúde, nove UPAs, dois Centro de Doenças Respiratórias, além das quatro universidades.

Para agendar, basta acessar o portal da prefeitura e realizar o cadastro no sistema com os dados, o que possibilitará o acesso para agendamento. Vale lembrar que o cidadão deve apresentar quadro gripal e estar do primeiro ao sétimo dia de início dos sintomas, para conferir maior eficácia aos resultados.

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!