Vacinação contra poliomielite começa hoje em BH

vacina poliomielite bh
Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação ocorre no Brasil inteiro (José Cruz/Agência Brasil)

A vacinação contra a poliomielite e a multivacinação começam nesta segunda-feira (8) em Belo Horizonte, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde. O objetivo da medida é atualizar a caderneta de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, além de imunizar contra a poliomielite todo o público de 1 a 14 anos.

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa viral transmitida de pessoa para pessoa. O principal meio de propagação é por via fecal-oral, sendo a vacinação uma das medidas mais importantes para a prevenção de mais de 95% da população infantil.

Já multivacinação prevê a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes, conforme calendário previsto no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Na ocasião, são disponibilizadas doses que protegem contra diversas doenças, incluindo tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite e febre amarela.

Onde vacinar as crianças e adolescentes?

Crianças e adolescentes poderão receber o imunizante contra a poliomielite até o dia 9 de setembro, de segunda a sexta-feira, em todos os centros de saúde da capital. Os endereços das unidades podem ser verificados no site da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte).

Para a vacinação, os responsáveis devem levar a caderneta de vacinação para conferência das doses já aplicadas. Vale dizer que o uso de máscaras de proteção continua obrigatório, salvo em crianças de até dois anos.

Dia D de Mobilização Nacional

Em todo o território nacional, o Dia D de Mobilização Nacional para a vacinação está previsto para 20 de agosto. A nova campanha busca alcançar ao menos 95% dos pequenos entre 1 e 4 anos de idade.

O esquema de imunização contra a poliomielite prevê a aplicação de três doses aos dois, quatro e seis meses de idade. Depois disso, a criança deve tomar o reforço com 15 meses e com 4 anos, por via oral, simbolizadas pelo “Zé Gotinha”.

O Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1989 e, em 1994, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) certificou que a doença estava eliminada.

Com PBH e Agência Brasil

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!