VÍDEOS: Estações do metrô de BH são invadidas por torcedores e foliões

confusão metrô bh
O fim de semana foi marcado por confusões nas estações de metrô de Belo Horizonte. No sábado e no domingo, estações foram invadidas (Reprodução/Redes sociais)

O fim de semana foi marcado por confusões nas estações de metrô de Belo Horizonte. No sábado (3), torcedores do Atlético foram flagrados pulando as catracas da estação Gameleira à caminho do clássico contra o Cruzeiro na Arena MRV.

Já na noite desse domingo (4), dezenas de pessoas foram filmadas pulando grades e catracas na estação Minas Shopping. A situação provocou medo nos funcionários que estavam no local.

Ao BHAZ, a presidente do Sindmetro-MG (Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais) disse que os trabalhadores não conseguiram conter a quantidade de pessoas que invadiram a estação na saída de um bloco realizado na avenida Pastor Anselmo Silvestre, no bairro Dom Joaquim, na região Nordeste de BH.

“Não tem como fazer nada se não tem funcionários o suficiente para coibir. A orientação era que os trabalhadores ligassem para a PM, mas isso era obrigação da empresa. Não tem nem telefone na estação que possa falar sequer com o RH, mais uma vez o empregado vai ter que usar suas coisas pessoais para fazer a segurança dele”, disse Alda Lúcia.

“O que aconteceu foi falta da estrutura da empresa pra fornecer qualquer tipo de segurança. Estamos há uma semana do Carnaval, mais de 5 milhões de turistas devem vir para a cidade e o metrô não tem condição de receber essas pessoas. Não tem segurança e não tem funcionários suficientes”, acrescentou ela.

O BHAZ procurou a Polícia Militar para saber se houve registro de ocorrência, mas a corporação informou que não foi acionada para nenhum dos dois casos. A reportagem também tentou contato com o Metrô BH para esclarecimentos e aguarda o retorno.

Metrô deve entrar em greve no Carnaval

Em assembleia realizada nessa quinta-feira (1º), os trabalhadores do metrô de Belo Horizonte aprovaram o estado de greve durante o Carnaval. Segundo o Sindimetro-MG (Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais), não haverá trens circulando durante os dias de folia em BH caso o Metrô BH não cumpra as reivindicações impostas pela categoria.

Entre os pedidos dos trabalhadores estão que a empresa providencie trens acoplados e viagens de cinco em cinco minutos durante o Carnaval. Segundo o sindicato, a categoria teme que novos incidentes ocorram no sistema devido o alto número de pessoas que devem utilizar o serviço e o baixo número de funcionários.

“O Carnaval é feito em torno do metrô. Então, se eu vou, vou usar o metrô, que é o meio de transporte mais fácil. O Centro fica totalmente impossível de ir, seja de carro ou de ônibus”, diz Alda.

Nesta quarta-feira (7), uma nova assembleia será realizada para definir a data de início da paralisação caso a empresa não cumpra com o que foi solicitado pelos trabalhadores.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!