VÍDEO: Bateria de celular explode diante de técnico, que chega a cair

bateria explode
Vídeo que circula pelas redes sociais mostra que a bateria explodiu enquanto era manuseada pelo profissional (Reprodução/Redes sociais)

Um assistente técnico de Gurupi, no Sul do Tocantins, levou um susto enquanto consertava a bateria de um celular nesta sexta-feira (14). Vídeo que circula pelas redes sociais mostra que o aparelho explodiu enquanto era manuseado pelo profissional.

O impacto e o susto provocados pela explosão fizeram com que o homem fosse lançado no chão. Em outro ângulo, é possível ver a bateria se transformando em uma grande bola de fogo. Veja abaixo:

Ao g1, o profissional, que preferiu não ser identificado, disse que a bateria do aparelho já estava bem velha e inchada. Para ele, a cena serve de alerta para que os usuários troquem a peça urgentemente caso elas se encontrem na mesma situação.

Ainda segundo ele, o aparelho quase colocou fogo na loja. Funcionários tiveram que jogar água para controlar as chamas antes que elas se alastrassem por todo o estabelecimento. Ninguém se feriu.

Explosões de bateria

Em entrevista anterior cedida no BHAZ, o engenheiro eletricista e Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, explicou que o primeiro sinal de que os celulares podem precisar de manutenção é o superaquecimento da bateria. “Quando ela começa a aquecer demais é sinal de que tem algum problema”, diz.

Quanto maior o tempo de uso da bateria, maior a necessidade de carga por dia. Isso ocorre por conta da vida útil do aparelho. Assim, quando a bateria demanda mais carregamento por dia, é quando as pessoas passam a utiliza-la mais ligada na tomada e quando os riscos são maiores.

“Quando [o aparelho] está esquentando existe um problema na bateria e a qualquer momento ela pode explodir ou ferver e começar um incêndio. Se ela estiver em cima de um local inflamável, por exemplo, aquele local vai pegar fogo”, conta.

Além disso, quando há o superaquecimento da bateria – mesmo quando o aparelho não está conectado a tomada-, há um risco da bateria colapsar e ocasionar em uma explosão.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!