‘Bundão é o senhor’, dispara Datena ao responder ofensa de Bolsonaro

datena rebate crítica presidente bolsonaro brasil urgente band
O apresentar retrucou e chamou Jair Bolsonaro de “bundão” (Reprodução/TV Band)

O apresentador José Luiz Datena retrucou a fala do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a respeito de jornalistas no Brasil Urgente desta segunda-feira (24). Bolsonaro disse, mais cedo, que um profissional da imprensa, caso se infectado pelo coronavírus, tem mais “chance de morrer por ser bundão”.

“‘Eu não sei se é crime ou não, o que o senhor presidente da República fez. Ele não pode ofender qualquer cidadão brasileiro da forma que ele ofendeu. Seja ele da imprensa ou não. Eu, por exemplo, sou do jornalismo e não sou ‘bundão’. O senhor me dá o direito de chamar o Jair de ‘bundão’. ‘Bundão’ é o Jair. ‘Bundão é o senhor’, rebateu Datena.

Críticas

Referindo-se à repercussão negativa de quando disse em março que, por seu “histórico de atleta”, sentiria apenas uma “gripezinha” se infectado pela Covid, Bolsonaro voltou a criticar a imprensa e disse que jornalista, se infectado pelo coronavírus, tem mais chance de morrer por ser “bundão”.
“O pessoal da imprensa vai para o deboche [na frase do histórico de atleta]. Mas, quando [a Covid] pega num bundão de vocês, a chance de sobreviver é menor”, afirmou.

Relação estremecida

Datena já negou ser “porta-voz” do governo ao comentar críticas à imprensa. “Sou um jornalista isento, não carrego bandeira de ninguém”, disse o contratado na Band na ocasião.

Em outro momento, o apresentador citou a fala do presidente sobre a ação policial que investiga políticos, empresários e outras personalidades supostamente envolvidas com fake news e que tiveram o STF como alvo.

“Acabou, porra! Me desculpem o desabafo. Acabou! Não dá para admitir mais atitudes de certas pessoas individuais, tomando de forma quase que pessoal certas ações”, disse Bolsonaro nesta quinta, na frente da residência oficial do Palácio do Planalto.

“O senhor fala que está defendendo a democracia e faz um discurso cujas palavras vão completamente contra a democracia. Não tem nada a ver com democracia a maioria das palavras que o senhor falou, inclusive o ‘acabou, porra’”, disse Datena. “Eu queria perguntar para o senhor: como é que o senhor vai acabar, porra? como, de que jeito o senhor vai acabar? De que forma, com tudo que está acontecendo?”, questionou o apresentador na sequência.

Edição: Roberth Costa
Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!