‘Genocida’: IstoÉ compara Bolsonaro a Hitler em capa e recebe críticas de apoiadores do presidente

bolsonaro istoe hitler
Capa da Istoé rendeu polêmicas durante o fim de semana (Reprodução/IstoÉ)

A revista IstoÉ trouxe, na capa dessa sexta-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em uma comparação a Adolf Hitler, líder da Alemanha nazista na primeira metade do século 20. Pouco após a revista começar a circular, muitos apoiadores do presidente da República criticaram a revista.

A capa da revista traz o chefe do Executivo nacional com um penteado semelhante ao de Hitler e, em vez do famoso bigode, a palavra “genocida” está cravada bem abaixo do nariz do presidente. A revista traz como destaque o fato de Bolsonaro declarar que não vai se vacinar contra a Covid e questiona sobre sua responsabilidade diante da pandemia.

A edição também destaca que a CPI da Covid deve apontar Bolsonaro por 11 crimes cometidos em sua gestão na pandemia, como genocídio e charlatarismo. A revista avisa que “a história já deu seu veredito, mas falta a Justiça condená-lo”.

Repercussão

Fábio Faria, ministro das Comunicações, disse na manhã de ontem, pelo Twitter, que a capa é “criminosa e inescrupulosa”. “Estamos em processo de pacificação e somos surpreendidos com essa capa asquerosa. Que os órgãos competentes adotem as medidas legais cabíveis!”.

Fabio Wajngarten, ex-chefe da Secom (Secretaria de Governo) da Presidência da República, também não poupou críticas a IstoÉ. “Fica cada vez mias evidente o cinismo político. Uma capa inaceitável! O silêncio impera”, disse pelo Twitter.

Por outro lado, pessoas contrárias ao presidente gostaram da publicação e pedem que todos compartilhem. “Bolsonaristas estão muito incomodados com a capa da revista IstoÉ que mostra Bolsonaro e seu bigode de genocida na capa”, disse uma mulher.

“Alguns consideraram exagerada a capa da “Isto É”. Tudo que se assemelhe, eleve ou exalte Hitler deve ser escancarado e Bolsonaro manifesta anseios daquele terrível genocida! Pena que muitos recusem o fato só para não se sentir culpado por ter votado no #Bozo! Parabéns a #IstoÉ“, disse outro usuário.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!