Morre Dom Cláudio Hummes, arcebispo de São Paulo, aos 87 anos

dom cláudio hummes
Cardeal lutava contra um câncer (Reprodução/Redes sociais)

O cardeal Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, morreu na manhã desta segunda-feira (4), em São Paulo, aos 87 anos. A informação foi confirmada pelo cardeal Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, em nota. Dom Cláudio morreu “após prolongada enfermidade, que suportou com paciência e fé em Deus”.

O cardeal tratava um câncer, e o corpo dele será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo. Conforme o texto, missas serão celebradas para homenageá-lo. Os horários do velório, do enterro e das missas ainda não foram divulgados pela Arquidiocese de São Paulo.

Em comunicado sobre a morte do colega, o cardeal Odilo Scherer convida “todos a elevarem preces a Deus em agradecimento pela vida operosa do falecido Cardeal Hummes e de sufrágio em seu favor, para que Deus o acolha e lhe dê a vida eterna, como creu e esperou”.

Quem foi Dom Cláudio Hummes?

Nascido em agosto de 1934 em Montenegro, no Rio Grande do Sul, Hummes foi ordenado sacerdote em 1958 e sua ordenação episcopal ocorreu em 1975. Ele foi bispo diocesano de Santo André (SP), Arcebispo de Fortaleza e Arcebispo de São Paulo. Além disso, foi feito membro do Colégio Cardinalício pelo Papa São João Paulo II no Consistório.

Dom Cláudio foi um dos arcebispos mais conhecidos e reconhecidos. Entre 2006 e 2011, trabalhou ao lado do Papa Bento XVI, em Roma, como prefeito da Congregação para o Clero. Lá permaneceu até ser substituído por limite de idade, no final de 2010.

De volta ao Brasil, o cardeal ocupou a função de presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cargo que exerceu até março deste ano. Entre julho de 2020 e março de 2022 foi presidente também da recém-criada Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama).

Web lamenta a partida

Em 2013, o papa Francisco disse à imprensa que escolheu o nome que celebra São Francisco de Assis após ser alertado por Dom Cláudio, que estava a seu lado no momento da eleição, de que era preciso se lembrar dos pobres. “Não se esqueça dos pobres”, teria sussurrado Dom Cláudio ao Papa recém-eleito.

Na manhã de hoje, o papa publicou em seu perfil no Twitter que “a existência do ser humano não passa de um sopro, seus assuntos são fugazes, mas aqueles que oram sabem que são preciosos aos olhos de Deus”. Também por meio das redes, personalidades como o ex-presidente Lula (PT) e o senador Paulo Paim lamentaram a morte.

Com Agência Brasil

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!