Silene, vendedora de cocadas, se pronuncia após debate sobre racismo no ‘É de Casa’

Silene no É de Casa
Doceira disse que ficou surpresa ao receber mensagens de apoio (Reprodução/@cocadasdasilene/Instagram)

A vendedora de cocadas Silene, que participou do programa “É de Casa”, da TV Globo, se pronunciou após as discussões sobre racismo estrutural que tomaram as redes sociais nos últimos dias. Depois de um pedido de desculpas da apresentadora Talitha Morete, a doceira deu a versão dela sobre o ocorrido.

Silene disse em sua conta no Instagram que ficou surpresa ao receber mensagens de apoio depois da participação no programa, no último sábado (11). “Não tinha entendido o porquê! Eu ainda estou meio perdida, pois foi tudo muito novo pra mim”, começou ela em stories publicados na madrugada dessa quarta-feira (15).

“Eu escrevo não para diminuir ou banalizar as dores de ninguém, pois sei que muitos se sentiram machucados com a cena, porém, naquele momento, eu não tive esse sentimento. Ao contrário, fui muito bem recebida e acolhida por todos”, completou Silene.

Nota
Silene se manifestou por meio de stories no Instagram (Reprodução/Instagram)

A doceira disse que Talitha Morete, cuja atitude de pedir que Silene servisse os quitutes aos demais convidados levou a um debate sobre racismo, foi “um instrumento” para que ela conseguisse participar do programa. Isso porque a apresentadora convidou a cozinheira para a atração após vê-la vendendo as cocadas em um salão de beleza.

“Eu jamais poderia vir aqui incitar ódio a uma pessoa que, na minha concepção, não teve a intenção de reproduzir qualquer tipo de violência. Então, eu peço a todos que não a ataquem. A todos vocês que estão chegando agora, vão me conhecer e saber que eu sou da paz, meu propósito não é guerra”, escreveu Silene.

Ela ainda agradeceu ao jornalista Manoel Soares, que tentou contornar a situação no momento e se prontificou a tirar a bandeja de cocadas das mãos da doceira durante o programa. “Um beijo a todos, sintam-se abraçados”, finalizou.

Entenda

A atitude de Talitha Morete, apresentadora do “É de Casa”, tem dado o que falar desde sábado. É que a jornalista dividiu opiniões ao mandar a única convidada negra do programa, vendedora de cocadas, servir os quitutes aos demais convidados. Nas redes sociais, internautas se dividem sobre a acusação de racismo.

No início do quadro, Talitha contou que estava fazendo as unhas em um salão quando Silene entrou para vender cocadas. A movimentação foi muito grande e, logo, os doces já tinham acabado. “Eu fiquei só olhando. Ela sentou, abriu a bolsa, começou a tirar um monte de cocada. E eu fiquei assim: ‘gente, que cocada é essa?’”. Após uma conversa, jornalista a convidou para reproduzir a receita no “É de Casa”.

“Silene, a dona da cocada, vai fazer as honras da casa. Vai servir todo mundo, Silene. Por favor, pode oferecer que tá todo mundo querendo sua cocada, tá Silene?”, polemizou a apresentadora, enquanto os convidados estavam todos sentados em uma roda. Em seguida, Talitha entregou a bandeja e agradeceu a presença da moça no programa.

Na tentativa de contornar o caso, o jornalista Manoel Soares – que presenciou a cena – se prontificou a tirar o objeto das mãos da convidada: “Olha só, vamos fazer o seguinte? Eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar pra quem eu vou servir. Porque você não vai servir ninguém, você vai me dizer o que eu tenho que fazer”, disse ele.

Nas redes sociais, muitos internautas teceram elogios à sensibilidade de Soares. O artista é conhecido por se manifestar contra a discriminação. Ele, inclusive, foi alvo de um comentário racista enquanto trabalhava em uma transmissão ao vivo, em maio de 2020 (lembre aqui).

O episódio no “É de Casa” gerou represálias e se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter, embora algumas pessoas defendam que Talitha “não foi mal-intencionada”.

Pedido de desculpas

Após a repercussão, Talitha Morete publicou um comunicado no Instagram na terça-feira (14). A apresentadora disse que a primeira coisa que fez foi pedir desculpas diretamente a Silene, que fez as cocadas. Ela ainda pediu desculpas ao público e assumiu o erro, reconhecendo que não já justificativa para o ocorrido.

“Desde sábado eu tenho refletido sobre o ocorrido. Eu tenho refletido sobre o lugar que ocupei nesse contexto. Como ser humana, como comunicadora, quero transformar esse episódio em aprendizado e num compromisso de vigília antirracista constante. É isso o que posso e devo fazer”, escreveu.

A apresentadora ainda agradeceu o colega Manoel Soares. “É muito importante quando estamos num grupo diverso que comprova como o mundo pode ser melhor quando inclui a todos”, finalizou.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!