Covid-19: Escolas particulares de BH antecipam férias para reduzir prejuízos aos alunos

colegios particulares antecipam ferias
Escolas particulares de BH antecipam férias (Amanda Dias/BHAZ)

Algumas escolas particulares da capital mineira anteciparam recessos e férias escolares como medidas para reduzir os impactos do isolamento social no calendário escolar. A mudança de datas foi, inclusive, orientada pelo SinepMG (Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais). A alteração foi proposta em uma assembleia que ocorreu no último dia 7.

Entre as instituições que aderiram à recomendação estão o Colégio Batista Mineiro e o Colégio Santa Maria Minas. Conforme nota do Colégio Batista Mineiro, localizado no bairro de mesmo nome, na região Leste de Belo Horizonte, entre 18/05/2020 a 1/06/2020, todos os alunos [do berçário ao Ensino Médio] estarão de férias.

Além disso, segundo a instituição de ensino, de 04/05 a 15/05/2020, os estudantes da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental I terão as aulas suspensas. A reposição dessas atividades está prevista para os dias de recessos e feriados subsequentes previstos no calendário letivo de 2020 em vigor.

No entanto, a instituição esclareceu que, até o dia 15/05/2020, os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental I a 3ª série do Ensino Médio terão aulas e atividades não presenciais.

Como será no Colégio Santa Maria Minas ?

Já no Colégio Santa Maria, que tem mais de uma unidade, os estudantes da Educação Infantil estão de recesso entre 04/05 e 1° de junho. Entre os dias 04/05 até o dia 15/05 a interrupção das atividades vai vigorar para os estudantes do Maternal II ao 2° período.

A reposição está prevista para ocorrer em dias dias de recessos relativos a feriados. Logo na sequência, entre os dias 18/05 e 1º de junho será antecipado o recesso escolar de julho.

Por último, a instituição informou que entre os dias 18/05 e 1º de junho será antecipado o recesso escolar de julho para os demais estudantes da Educação Básica, Ensino Fundamental (1.º ao 9.º Ano) e do Ensino Médio.

O que diz o MEC (Ministério da Educação)?

No dia 1° de abril o Governo Federal publicou a Medida Provisória 934/2020 que permite a flexibilização da distribuição das 800 horas anuais, em um período diferente dos 200 dias letivos previstos na legislação.

O CEE-MG (Conselho Estadual de Educação) regulamentou o ensino remoto e autorizou a contagem dessa metodologia em horas letivas.

+ MEC: Calendário letivo pode ser flexibilizado em função do coronavírus

E a situação nas escolas estaduais?

O (TJMG) Tribunal de Justiça de Minas Gerais concedeu, nesta quarta-feira (15), uma liminar que suspende o retorno das atividades na rede estadual de ensino.

A decisão é resultado de um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE/MG).

O governo estadual já havia informado que as escolas estaduais teriam ensino à distância. No entanto, não há data para que essas atividades comecem. Os estudantes dessas instituições estavam de recesso até o último dia 13 de abril.

+ Coronavírus: Minas antecipa 15 dias de recesso escolar e escolas ficam fechadas até abril

Aline Diniz[email protected]

Editora do BHAZ desde janeiro de 2020. Jornalista diplomada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) há 10 anos e com experiência focada principalmente na editoria de Cidades, incluindo atuação nas coberturas das tragédias da Vale em Brumadinho e Mariana. Já teve passagens por assessorias de imprensa, rádio e portais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!