Primeira pessoa de Minas a receber Coronavac deve ser vacinada hoje à noite

vacina
Ato será realizado hoje (FOTO ILUSTRATIVA: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Com a chegada do avião com o primeiro lote da vacina contra a Covid-19, um ato simbólico será realizado nesta segunda-feira (18), às 19h30, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região metropolitana. O governador Romeu Zema estará presente no ato, que contará com a primeira pessoa, um profissional da saúde – ou uma profissional, a ser vacinada contra a Covid em Minas Gerais.

Na manhã de hoje (18), o governador mineiro também esteve na capital paulista para acompanhar o recebimento das vacinas no estado vizinho. O Governo de Minas já garantiu que o início da vacinação também ocorrerá ainda hoje.

Vacinação na capital

Nesta segunda, a secretária adjunta de Saúde da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), Taciana Malheiros, informou que 30 mil pessoas serão vacinadas contra a Covid-19 em Belo Horizonte já na primeira fase de imunização. A informação foi divulgada em conversa com a imprensa na sede da Prefeitura. Inicialmente, profissionais de saúde serão o público alvo.

Segundo Taciana Malheiros, o Executivo municipal realizou uma divisão, pensando na quantidade de doses da Coronavac, e decidiu iniciar a vacinação por trabalhadores de hospitais, tanto aqueles das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) dedicadas à Covid quanto outros com comorbidades.

“Depois a gente encaminha para os profissionais das enfermarias, os profissionais das nossas portas de urgência, UPA e Samu e a partir do momento que a gente tiver novas doses a gente caminha e vai vacinando outras pessoas do público alvo”, explicou a secretária adjunta.

Segundo o anúncio, a expectativa é de que as 60 mil doses direcionadas à capital mineira sejam separadas em grupos de 30 mil, já que a imunização trabalha com duas doses do agente. “A partir do momento que a gente receber a vacina, inicialmente a gente faz a separação das doses, encaminha para os hospitais e a vacinação inicia”, explicou Taciana.

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!