Pesquisar
Close this search box.

Globo Minas pede desculpas após torcida do Atlético criticar piada com ‘Pênalti pro Galo’

Por

penalti pro galo ge
No dia seguinte à brincadeira, o programa se retratou (Reprodução/TV Globo)

A Globo Minas pediu desculpas à torcida do Atlético após uma chuva de críticas dos usuários à brincadeira “Pênalti pro Galo”, veiculada pelo Globo Esporte MG. Na edição dessa quinta-feira (10), o programa ironizou uma suposta superioridade de pênaltis marcados a favor do time, que já costuma ser alvo de memes na internet.

Desde o Brasileirão 2021, o time lidera as marcações de pênaltis a favor em todas as competições, com 21, quase o dobro dos clubes rivais. Com a recepção negativa, o apresentador Maurício Paulucci informou em comunicado: “A gente não teve a intenção de ofender a torcida do Galo”.

A brincadeira

No programa de ontem (10), um “dummy” do BBB entrou ao vivo no estúdio do GE com uma placa escrito “Pênalti pro Galo”, em alusão à frequência corriqueira de penalidades marcadas para o time alvinegro.

Porém, a recepção da brincadeira nas redes sociais foi negativa e muitos torcedores atleticanos criticaram a “zoeira” do programa, mesmo que alguns tenham levado na esportiva. “Mais uma flopada e o Dummy pede música”, escreveu um usuário. Leia alguns comentários abaixo do vídeo:

O pedido de desculpas

Diante da repercussão negativa e de mensagens de ódio recebidas nas redes sociais, o programa optou por pedir desculpas ao vivo na edição de hoje (11). O apresentador Maurício Paulucci fez um pronunciamento no qual afirmou que a equipe do GE entende o descontentamento atleticano.

“Aqui no GE, a gente sempre busca falar sobre o futebol mineiro com precisão, mas também de forma leve. Só que ontem, a gente fez uma brincadeira aqui que muitos atleticanos não gostaram”, contextualizou.

“A gente entende muito esse sentimento do torcedor e queria deixar claro que, de forma alguma, a gente teve a intenção de ofender a torcida do Galo, e claro, pedir desculpas para aqueles que não curtiram a brincadeira”, disse o jornalista. Veja o momento completo abaixo:

Pênaltis para o Galo e polêmicas

Segundo o DataESPN, desde o início do Brasileirão 2021, o Galo lidera a lista de pênaltis a favor em todas as competições, com 21 no total. Em segundo lugar entre os times que disputaram a Série A no ano passado, estão Grêmio e Palmeiras, com 12 cada, pouco mais da metade do Galo. O Flamengo, rival nacional direto do Atlético, tem 11 pênaltis, juntamente ao América.

No último domingo (6), no clássico contra o Cruzeiro, o time alvinegro teve uma penalidade duvidosa a seu favor quando a Raposa vencia o jogo por 1 a 0, na marca dos 40 minutos do 2T. Até mesmo o perfil oficial do time celeste ironizou a marcação (confira abaixo). Hulk cobrou o pênalti e empatou para o Galo; nos acréscimos, Ademir virou a partida para 2 a 1.

Contra o Athletic, outro pênalti controverso foi marcado para o time ao final do jogo: o gol marcado por Hulk decretou a vitória do Galo. Diante da polêmica, o árbitro foi afastado pela FMF.

Beatriz Kalil Othero

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ