A Globo Minas pediu desculpas à torcida do Atlético após uma chuva de críticas dos usuários à brincadeira “Pênalti pro Galo”, veiculada pelo Globo Esporte MG. Na edição dessa quinta-feira (10), o programa ironizou uma suposta superioridade de pênaltis marcados a favor do time, que já costuma ser alvo de memes na internet.
Desde o Brasileirão 2021, o time lidera as marcações de pênaltis a favor em todas as competições, com 21, quase o dobro dos clubes rivais. Com a recepção negativa, o apresentador Maurício Paulucci informou em comunicado: “A gente não teve a intenção de ofender a torcida do Galo”.
A brincadeira
No programa de ontem (10), um “dummy” do BBB entrou ao vivo no estúdio do GE com uma placa escrito “Pênalti pro Galo”, em alusão à frequência corriqueira de penalidades marcadas para o time alvinegro.
Porém, a recepção da brincadeira nas redes sociais foi negativa e muitos torcedores atleticanos criticaram a “zoeira” do programa, mesmo que alguns tenham levado na esportiva. “Mais uma flopada e o Dummy pede música”, escreveu um usuário. Leia alguns comentários abaixo do vídeo:
A GLOBO 🗣🗣🗣 pic.twitter.com/bw6ZQR7G51
— jeff jr (@jeffjnro) March 10, 2022
Basta pegar os penais marcados a favor do Galo seguido dos comentários feitos pelos comentaristas de arbitragem da própria Globo. Sempre teve um q achou que foi. E tb pegar os não marcados q eles tb disseram que o Juiz errou. Mais uma floppada o Dummy pede música
— 🅰️.R.N.🅰️.L.D.O (@ArnaldoLeoncio) March 10, 2022
Polêmica Galo/GE: Interpretei como uma brincadeira, um meme.. e isso faz parte do futebol. Só um torcedor do Galo ir na final de Dummy e subir a placa “ganhô mais uma vez”! Apoio ao @m_paulucci (que deve estar doido com tanta notificação), por ataques totalmente desnecessários.
— Dimitry França (@dimitrycarmo) March 11, 2022
O pedido de desculpas
Diante da repercussão negativa e de mensagens de ódio recebidas nas redes sociais, o programa optou por pedir desculpas ao vivo na edição de hoje (11). O apresentador Maurício Paulucci fez um pronunciamento no qual afirmou que a equipe do GE entende o descontentamento atleticano.
“Aqui no GE, a gente sempre busca falar sobre o futebol mineiro com precisão, mas também de forma leve. Só que ontem, a gente fez uma brincadeira aqui que muitos atleticanos não gostaram”, contextualizou.
“A gente entende muito esse sentimento do torcedor e queria deixar claro que, de forma alguma, a gente teve a intenção de ofender a torcida do Galo, e claro, pedir desculpas para aqueles que não curtiram a brincadeira”, disse o jornalista. Veja o momento completo abaixo:
pegaram tanto ar que o cara teve que pedir desculpa pic.twitter.com/ttQyiDbs0A
— jj (@jeffjnro) March 11, 2022
Pênaltis para o Galo e polêmicas
Segundo o DataESPN, desde o início do Brasileirão 2021, o Galo lidera a lista de pênaltis a favor em todas as competições, com 21 no total. Em segundo lugar entre os times que disputaram a Série A no ano passado, estão Grêmio e Palmeiras, com 12 cada, pouco mais da metade do Galo. O Flamengo, rival nacional direto do Atlético, tem 11 pênaltis, juntamente ao América.
No último domingo (6), no clássico contra o Cruzeiro, o time alvinegro teve uma penalidade duvidosa a seu favor quando a Raposa vencia o jogo por 1 a 0, na marca dos 40 minutos do 2T. Até mesmo o perfil oficial do time celeste ironizou a marcação (confira abaixo). Hulk cobrou o pênalti e empatou para o Galo; nos acréscimos, Ademir virou a partida para 2 a 1.
Contra o Athletic, outro pênalti controverso foi marcado para o time ao final do jogo: o gol marcado por Hulk decretou a vitória do Galo. Diante da polêmica, o árbitro foi afastado pela FMF.
Pênalti pra eles. Isso choca um total de 0 pessoas.
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) March 6, 2022