Após alta de casos, Governo de São Paulo recomenda redução de 30% no público dos estádios

torcida são paulo
Até então, espaços tinham 100% da lotação liberada (Rubens Chiri/São Paulo FC)

Após o aumento de casos de Covid-19 na população, o Governo do Estado de São Paulo sugeriu hoje (12) que as cidades paulistas promovam a redução em 30% da presença do público em eventos esportivos, que incluem estádios de futebol. Segundo o governo, “cada município possui autonomia para editar regras de restrição, de acordo com a realidade local”. A recomendação também vale para eventos musicais e quaisquer outros que provoquem aglomerações.

Assim como aconteceu em Belo Horizonte, desde novembro, 100% do público das arenas está liberados para os jogos no estado de São Paulo. A nova sugestão, que reduz a porcentagem permitida para 70%, poderá alterar os jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, além do Campeonato Paulista, a ser iniciado neste dia 25.

Medidas

Segundo João Gabbardo, coordenador do Centro de Contingência, as medidas sanitárias continuarão em vigor nos eventos com público, incluindo os estádios. “Todos os eventos devem exigir o comprovante da vacina completa e, se possível, testes. E recomendamos para as prefeituras que reduzam as taxas de ocupação desses eventos”, frisou.

Alta de casos

De acordo com o governador João Doria (PSDB), a recomendação se deu em meio a alta no número de casos de Covid-19 no estado. “Após a constatação de uma alta elevação no número de casos do coronavírus e deliberação dos médicos que compõem o Comitê Científico do Estado, o governo decidiu recomendar que organizadores de eventos públicos, especialmente os musicais e esportivos, para que reforcem medidas preventivas para evitar a disseminação da Covid”, afirmou Doria.

Em São Paulo, a ocupação de leitos de UTI para Covid-19 subiu de 26% para 35% em apenas uma semana. Além disso, a média móvel de pacientes internados em UTI é de 1,4 mil – 28% a mais que o índice da semana passada. Já nas enfermarias, a média cresceu 56% em 7 dias e agora está em 2.567.

Edição: Giovanna Fávero
Beatriz Kalil Otherobeatriz.othero@bhaz.com.br

Mineira de BH, graduanda em jornalismo pela UFMG e fascinada por futebol, dentro e fora das quatro linhas. Cobre esportes para o BHAZ. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2021 e de reportagens premiadas pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

Comentários