Torcida organizada Máfia Azul está banida dos jogos do Cruzeiro até 2024

mafia azul banida
Segundo o MPMG, a Máfia Azul será banida em função dos ‘novos eventos violentos registrados’ que tiveram participação da torcida organizada (Reprodução/@ mafiaazuloficial/Instagram)

Torcida organizada do Cruzeiro, a Máfia Azul está banida dos jogos do clube até março de 2024. A decisão, do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais), foi comunicada na noite de hoje (10) e proíbe os torcedores de frequentarem os estádios nacionais e entornos.

Segundo o órgão, a medida diz respeito aos “novos eventos violentos registrados” e que tiveram participação da torcida organizada. Em 28 de setembro, membros da Máfia Azul se envolveram um uma briga com torcedores da Mancha Verde, do Palmeiras, na rodovia Fernão Dias, em Carmópolis de Minas, sentido Belo Horizonte (veja aqui).

Já na última semana, um membro da organizada foi preso após atirar uma cadeira do Mineirão para cima e ferir uma menina de 7 anos que assistia à partida do Cruzeiro contra o Ituano com o pai. Ainda de acordo com o MPMG, a Máfia Azul está proibida de utilizar suas sedes nos dias de jogos, “sob pena de multa no valor de R$ 50 mil”.

Multa de R$ 50 mil

O órgão esclarece que já está em vigor uma medida de banimento temporário da torcida organizada, que entrou em vigor em 15 de março deste ano. Ela termina em 15 de março de 2023, quando terá início a nova medida.

“O banimento temporário consiste na proibição do uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical ou qualquer objeto que possa caracterizar a presença da torcida nos estádios ou seus respectivos entornos nos dias de jogos”, esclarece o Ministério Público.

Até a publicação desta matéria, a Máfia Azul não havia se pronunciado sobre a decisão. O BHAZ tentou contato com representantes da torcida organizada, mas não obteve retorno.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!