Pioneira na América Latina: Natália Lara será ‘repórter de estúdio’ do FIFA 23 no Brasil

natalia lara narradora
Natália será a primeira mulher da América Latina a estar na transmissão do jogo (Reprodução/Instagram/@natalialaragc)

A narradora, jornalista e locutora Natália Lara, do Grupo Globo, é a nova voz do jogo FIFA 23 em português do Brasil. Primeira mulher da América Latina a participar da franquia como locutora, ela vai ser “repórter de estúdio”, interagindo com o narrador Gustavo Villani nas partidas.

No FIFA 23, Natália irá anunciar os resultados dos outros duelos que ocorrem ao mesmo tempo das partidas que ocorrem nos modos Carreira e Torneio. O anúncio foi feito hoje (12) pela EA Sports Fifa Brasil, por meio das redes sociais (vídeo mais abaixo).

Natália Lara: ‘Oi FIFA 23, cheguei!’

No anúncio oficial, a jornalista contou sua história. “Eu sempre lembro do esporte estar muito presente na minha vida, né? Desde criança, eu jogava futebol, jogava com os meninos que moravam no mesmo prédio que eu. Meu pai sempre foi um cara consumidor de esportes”, iniciou Natália.

Assim, com o tempo, ela percebeu que também poderia aproveitar a potência de sua voz no trabalho. “O videogame já fez parte da minha cultura, da minha vivência (…). Professores da faculdade e do curso de locução [diziam] que a minha voz se encaixava muito bem dentro do esporte”.

‘Sempre foi o FIFA’

“Sabia que não seria uma área fácil, teria que desbravar, né? Teria que ser uma dessas pioneiras que iam realmente chegar com o pé na porta para tentar abrir esse espaço. Então, era um sonho muito grande. Que eu pudesse, um dia, fazer parte de um jogo de videogame. E esse jogo sempre foi o FIFA”, continuou.

Assista abaixo ao anúncio, que inclui fotos da trajetória de Natália e um “spoiler” do que virá no FIFA 23:

‘Mais feminino da história’

O narrador Gustavo Villani, que também integra o Grupo Globo, faz parte do elenco do FIFA desde a edição de 2021. Já o comentarista e ex-jogador Caio Ribeiro, da mesma emissora, integra a franquia há quase dez anos, desde 2013.

A estreia de Natália Lara no videogame ocorre no “título mais feminino da história da franquia”, segundo a própria EA, empresa que desenvolve e distribui o jogo. Pela primeira vez, serão inclusos times femininos da Division 1 Arkema, da França, e da Barclays FA Women’s Super League, da Inglaterra.

Carreira de Natália Lara

Natália Lara é formada em Rádio e TV e iniciou a carreira profissional na Rádio Gazeta. A jornalista já passou por emissoras como TV Cultura, DAZN e Canais Disney, e soma 39 modalidades narradas – “e contando”, como escreve em sua bio do Twitter.

Na passagem pela ESPN, ela fez história ao ser a primeira mulher no Brasil a narrar jogos da NBA, o maior campeonato de basquete dos Estados Unidos.

‘Coisa mais linda’

Nas redes sociais, a notícia repercutiu e foi comemorada por fãs do esporte, do jogo e da jornalista. “Parabéns! Finalmente uma coisa que sempre quis e tinha que colocar o jogo em inglês pra ter. E agora, vou poder ter no meu idioma”, celebrou um usuário.

“Fico muito feliz por você”, escreveu outra. Leia alguns comentários:

FIFA 2023

Desenvolvido pela EA Vancouver e EA Romênia, o FIFA 23 estará disponível mundialmente neste 30 de setembro. O jogo será compatível com PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC, Stadia, PS4 e Xbox One. Três dias antes, começará o acesso antecipado para FIFA 23 Ultimate Edition.

A partir de julho do ano que vem, os jogos da franquia FIFA passarão a ser chamados de EA SPORTS FC. A mudança ocorreu porque a entidade máxima do futebol e a EA Sports decidiram não renovar o acordo comercial.

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!