Em meio a julgamento de Neymar, apresentador Neto lamenta: ‘Era pra pegar a Bola de Ouro’

neto neymar bola de ouro julgamento copa do mundo
Neto falou sobre a situação atual de Neymar (Reprodução/Band + Lucas Figueiredo/CBF)

O apresentador de TV e ex-jogador Neto lamentou a ausência de Neymar na premiação da Bola de Ouro, ocorrida na última segunda-feira (17) em Paris. O jogador é réu em um processo sobre supostas irregularidades na transferência entre Santos e Barcelona no ano de 2013.

Durante o programa “Os Donos da Bola” de hoje (18), o comunicador afirmou: “O Neymar, que deveria estar disputando para ser o melhor do mundo na França, estava no tribunal da Espanha”.

Neymar prestou depoimento hoje à Justiça da Espanha, no segundo dia do julgamento que vai até o dia 31 (entenda o caso abaixo).

‘A um mês da Copa’

Neto também chamou atenção para o julgamento estar ocorrendo a poucos dias do início da Copa do Mundo. “O Neymar, em vez de estar na Missão Catar lá na França com Mbappé, Ronaldo, Mané, Benzema (…), estava no tribunal da Espanha”, iniciou.

“Não era nem para você estar concorrendo, e sim já pegar a Bola de Ouro, mas cê não pegou. Cê estava no tribunal. E quem assina as coisas para você é o seu pai, tá tudo certo. Por que acontece isso com o Neymar? E a um mês da Copa, hein? Um mês da Copa!”, criticou.

“O jogador que a gente tem a esperança que de ganhar a Copa do Mundo, está no tribunal. O que pensar da cabeça dele na Copa?”, continuou Neto. “Outra coisa: Cristiano Ronaldo teve esse problema, o Messi. O Neymar não tinha que estar aí. Tinha que estar tranquilo em casa, pensando na Copa por 30 dias”, defendeu em outro momento.

Assista ao debate completo no vídeo abaixo.

Neymar fora da Bola de Ouro

Além do debate no programa da Band, Neto também opinou sobre o jogador na tarde de hoje, por meio do Twitter. “O Neymar tem potencial pra disputar a Bola de Ouro todo ano. Ele tem mais futebol que os últimos que ganharam, mas demorou pra acordar pra vida”, escreveu o apresentador.

Neymar não esteve entre os 30 jogadores do ranking da Bola de Ouro, cerimônia de premiação ocorrida ontem (17) em Paris. Na lista em que o francês Benzema liderou, os três brasileiros são Vini Jr. (8º), Fabinho (14º) e Casemiro (17º).

Já entre os goleiros, os brasileiros Alisson e Ederson ocuparam a segunda e terceira posições, respectivamente. Confira todos os ganhadores aqui.

Neymar já ganhou a Bola de Ouro?

O jogador já foi indicado ao prêmio em muitas oportunidades, porém, ainda não o venceu. Entre 2011 e 2021, Neymar esteve no Top-20 da Bola de Ouro. Sua posição mais alta foi o 3º lugar, nas edições de 2015 e 2017. Já em 2019 e 2022, ele não foi indicado ao prêmio.

Vale lembrar que nas primeiras cinco indicações conseguidas pelo atleta, o prêmio ainda era unificado com a Fifa. Desde 2016, a entidade promove o “The Best”. Confira o desempenho de Neymar na Bola de Ouro:

  • 2011: 10º (unificado)
  • 2012: 13º (unificado)
  • 2013: 5º (unificado)
  • 2014: 7º (unificado)
  • 2015: 3º (unificado)
  • 2016: 5º colocado
  • 2017: 3º colocado
  • 2018: 12º colocado
  • 2019: não indicado
  • 2021: 16º colocado
  • 2022: não indicado

‘Eu assino tudo que ele me manda’

Neymar prestou depoimento hoje na Espanha. Ontem (17), a defesa do jogador pediu a liberação dele, alegando que o atleta estaria cansado depois do jogo do último fim de semana. A Copa do Mundo tem início no dia 20 de novembro.

Ao depor, o craque foi questionado pela promotoria se participou da negociação de um contrato com o Barcelona de novembro de 2011.

“Não participei da negociação, isso é tudo com meu pai que sempre cuidou e sempre vai cuidar. Eu assino tudo que ele me manda”, disse. O pai, que também prestou depoimento, confirmou a declaração e afirmou que o filho “sempre se preocupou em jogar futebol”.

Relembre o caso de Neymar

O jogador do PSG e da seleção brasileira é acusado pelo Ministério Público espanhol pelo crime de corrupção privada. A investigação aponta que houve valores ocultados na negociação da saída do jogador do Santos e na transferência para o Barcelona, consolidada em 2013.

Os promotores espanhóis pedem a prisão de Neymar por dois anos, além do pagamento de uma multa de 10 milhões de euros. Os pais do atleta; os dirigentes do Santos e do Barcelona; a empresa dos pais de Neymar e os dois clubes também são processados. Saiba mais sobre o caso aqui.

Neymar
Neymar é acusado pelo Ministério Público espanhol pelo crime de corrupção privada (Lucas Figueiredo/CBF)
Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!