Rafael Cabral, novo goleiro do Cruzeiro, afasta ‘pressão’ e elogia Fábio: ‘Ele é insubstituível’

rafael cabral
Goleiro já ganhou a Libertadores com o Santos e teve longa passagem pela Europa (Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

O novo goleiro do Cruzeiro, Rafael Cabral, deu a primeira entrevista coletiva pelo clube nesta sexta-feira (21). Na ocasião, ele se mostrou animado com o novo desafio e declarou respeito pelo ídolo Fábio e pela história do clube. Cabral defendeu que não pretende substituir o ex-capitão do clube, mas encara o momento como uma “sucessão”.

A contratação de Rafael Cabral, que vai defender as redes celestes até dezembro de 2024, veio poucos dias após a saída conturbada de Fábio, um dos maiores ídolos do clube. Nesta semana, ele foi contratado pelo Fluminense.

‘É insubstituível’

Quando perguntado sobre Fábio, o goleiro de 31 anos disse que é fã do atleta. “Ele é insubstituível. Um cara que todo mundo admira. Atletas e torcedores de outros clubes admiram. Eu sou fã dele. E, para mim, é uma honra ser escolhido pelo Cruzeiro para jogar pós-ele”, disse Rafael.

Ainda segundo Cabral, sua intenção não é “tomar o lugar” de Fábio. “Para o torcedor cruzeirense, não tenho a intenção de substituí-lo. Venho com zero história, mas com muita vontade e determinação”, assegurou.

Rafael Cabral também citou outros arqueiros importantes que marcaram épocas no clube. “Para mim, é uma honra dar o seguimento ao trabalho que ele fez. História dele é inacreditável e linda. Venho para escrever minha história. Assim como ele não substituiu a história de outros goleiros, como Gomes, Dida, Raul Plasmann, Paulo César Borges”, afirmou o jogador.

‘Zero pressão’

Sobre a responsabilidade em ser o novo goleiro titular do Cruzeiro, Rafael Cabral disse que não sente tanto peso e lembrou de quando conheceu Fábio na seleção: “Sinto zero de pressão. Não pela grandeza do Fábio, porque ele é uma referência. Fui uma vez convocado com ele para a seleção, fiquei muito feliz por conhecê-lo pessoalmente. Ele acabou se lesionando, foi uma tristeza para mim”.

Ainda de acordo com Rafael Cabral, a torcida será conquistada pelo seu desempenho, e não por palavras. “Não vou conquistar a confiança dos torcedores diante de microfone, na imprensa, entrevista, vai ser com muito trabalho”, prometeu o arqueiro.

Volta ao Brasil

O atleta também revelou os motivos de sua saída do Reading, da Inglaterra. “O nosso clube estava com muitos problemas e não começamos a temporada bem. Tive uma lesão na mão, o time ganhou, fiquei um jogo fora. Treinador me chamou, disse que queria dar continuidade ao goleiro”, relatou.

“Quero brigar por coisas grandes. Esse foi o motivo de ter saído e acertado com o Cruzeiro. Quero ser protagonista nos clubes junto com meus companheiros”, esclareceu Rafael Cabral.

‘Minha escolha é sonho e desafio’

Ainda sobre a escolha pelo time estrelado, Cabral afirmou que também foi movido por seu sonho e pela resistência à acomodação no futebol. “Minha escolha pelo Cruzeiro é sonho e desafio. O jogador acomodado não entendeu o quão privilegiados e abençoados nós somos por trabalhar fazendo aquilo que a gente ama e ganhar muito bem pra isso. Desde o contato, comecei a analisar e ver entrevistas, seguir jogadores, ver a postura dos jogadores aqui”, contou.

A nova gestão celeste também atraiu o jogador ao clube. “As decisões que tomaram de reduzir salário, as entrevistas e expectativas, o brilho nos olhos enquanto eles falavam. Conversei muito com quem comanda o clube hoje. Vi um lugar com fome, desejo e vontade”, exaltou.

Recusa à Série A e Inglaterra

No processo de vinda ao Cruzeiro, o jogador disse que recusou propostas de brasileiros da Série A e de ingleses da Premier League. “Não voltei ao Brasil para encerrar carreira, voltei para viver os meus sonhos e poder escrever o meu nome na história de um clube de 101 anos, muitos títulos, com 2 Libertadores, 4 Brasileiros, 6 Copas do Brasil, 38 estaduais. Eu quero poder aumentar esses números e farei de tudo pra isso”, disse, relembrando novamente a história celeste.

Rafael Cabral durante treino na Toca da Raposa II (Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Passagem pela Europa

Rafael Cabral passou quase uma década na Europa, e contou que teve aprendizados importantes no continente. “Saí do Brasil muito novo, com 23 anos, conhecia somente a escola de goleiros brasileira. Tive a oportunidade de trabalhar com treinador de goleiro espanhol, português, inglês, italiano. Evoluí muito. Se a gente para de aprender, esquece do que aprendeu. Me sinto um goleiro mais completo”, comemorou.

Atualmente, técnicos gostam cada vez mais de goleiros versáteis e que sabem jogar com os pés – o que é uma vantagem, na visão de Cabral. “É algo que me sinto muito à vontade. Tenho treinado muito, trabalhado muito. Venho aqui para aprender, contribuir e dar o meu melhor, podendo ajudar da melhor maneira possível e essa experiência na Europa foi fantástica”, se animou Rafael. 

Técnico Pezzolano

Rafael relatou semelhanças de Paulo Pezzolano com os treinadores que já teve contato. “Tinha excelentes referências em relação ao Paulo, só tinha ouvido coisas boas. Ele se assemelha muito com treinadores que gostam de jogar, treinamentos intensos, jogos intensos. Nos nove anos que joguei na Europa, joguei com treinadores assim”, finalizou. A entrevista coletiva pode ser acessada na íntegra aqui.

Torcedores aprovam postura

Nas redes sociais, os torcedores do Cruzeiro elogiaram a entrevista do novo arqueiro celeste. “Entrevista extraordinária, Rafael. Com respeito, humildade e clareza. Vamos juntos pelo acesso”, comentou uma cruzeirense no YouTube. “Falou o que tinha que falar! Respeita a história do Fábio e quer fazer a sua”, escreveu outro. “Que vire ídolo também”, torceu um fã. Veja alguns comentários:

Edição: Giovanna Fávero
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!