Escola que abrigava 400 pessoas em Mariupol é bombardeada pela Rússia, diz conselho municipal

Mariupol
789 moradores de Mariupol foram evacuados da cidade de Berdyansk de ônibus hoje (Berdyansk Now/Telegram/Divulgação)

Uma escola que abrigava cerca de 400 pessoas na cidade de Mariupol, na Ucrânia, foi bombardeada pela Rússia na manhã deste domingo (20). A informação foi compartilhada pelo conselho municipal da cidade ucraniana, por meio de canal no Telegram.

“Sabe-se que o prédio foi destruído, e pessoas ainda estão sob os escombros. As informações sobre o número de vítimas estão sendo esclarecidas”, diz o anúncio. Segundo o conselho, havia mulheres, crianças e idosos no local.

Em outra mensagem divulgada no grupo, o órgão ainda diz que alguns moradores de Mariupol são deportados à força para a Rússia. A cidade portuária está cercada pelas tropas russas há semanas e vem sendo alvo de bombardeios constantes.

“As tropas de ocupação da federação russa forçam à força os habitantes de Mariupol, na Ucrânia, a irem para a Rússia ou para ORDLO [territórios temporariamente ocupados da Ucrânia]. Há informações de que moradores estão sendo deportados ilegalmente para território inimigo”, diz o comunicado.

Segundo o conselho municipal, as pessoas que são deportadas à força têm seus passaportes ucranianos confiscados. A Rússia ainda estaria emitindo um “pedaço de papel” que “não tem peso legal e não é reconhecido em todo o mundo civilizado”.

Ainda hoje, o órgão informou que 789 moradores de Mariupol foram evacuados da cidade ucraniana de Berdyansk de ônibus. Nos próximos dias, mais cinco ônibus também partirão com outros moradores.

Nesse sábado (19), em um pronunciamento, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que o cerco russo a Mariupol vai entrar para a história como um crime de guerra e “um terror que será lembrado por séculos”.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!