Alunos do 3º ano do ensino médio estadual voltam às aulas presenciais em agosto em BH

escola
Alunos poderão voltar para escola em agosto (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Com a retomada imediata das aulas presenciais do ensino médio em Belo Horizonte, estudantes do 3º ano da rede estadual poderão retornar para as escolas a partir do dia 3 de agosto. É o que garante um anúncio feito pela SEE-MG (Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais) nesta sexta-feira (23).

De acordo com a pasta, o retorno foi possível por conta da recente autorização da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). No dia 3 de agosto, haverá a retomada dos alunos do 3º ano do ensino médio, e também do 9º ano do ensino fundamental, somando aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), que já retomaram as atividades presenciais no dia 12 deste mês.

As aulas seguirão o modelo híbrido, ou seja, com participação presencial e online, sendo que os pais podem decidir se vão mandar, ou não, os filhos para as aulas presenciais. A escola poderá organizar rodízios, conforme a necessidade, respeitando sempre o distanciamento mínimo entre os estudantes na sala de aula.

“Lembrando que todo avanço para outros níveis de ensino será avaliado após um período mínimo de 14 dias de retorno, em consonância com o Plano Minas Consciente e as determinações da administração municipal. Neste momento, a capital está em onda amarela, o que permite o avanço destes níveis de ensino”, diz o comunicado da SEE.

Decreto autoriza retorno

Na manhã de hoje (23), a PBH publicou o decreto que autoriza a retomada imediata das aulas presenciais do ensino médio. A medida já está em vigor, e as aulas podem ser retomadas de segunda a sábado sem restrição de horários. A medida pode ser acessada na íntegra no DOM (Diário Oficial do Município).

O prefeito já havia adiantado a decisão em entrevista à rádio Super Notícia ontem (22). Depois da volta às aulas presenciais do ensino infantil e do ensino fundamental, chegou a vez do ensino médio. Com isso, todas as crianças e adolescentes da rede municipal e rede privada da capital já podem retornar às escolas. Em relação ao ensino superior, o mandatário disse que não há nenhuma previsão de retorno (leia aqui).

Em Belo Horizonte, são 130 escolas estaduais que ofertam o ensino médio, com cerca de 54 mil estudantes matriculados em todos os níveis de ensino desta etapa. Até o momento, em todo o estado, são 450 escolas, em 62 municípios, que iniciaram as atividades presenciais com o 3º ano do ensino médio.

Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!