Rainha Elizabeth responde a cartinha de estudantes de escola de Minas Gerais

carta rainha
Alunos de um colégio de João Pinheiro receberam uma carta da rainha do Reino Unido (Arquivo pessoal/Marlon Marques Melgaço)

Os alunos de uma escola de João Pinheiro, na região Noroeste de Minas, tiveram uma grata surpresa ao receber uma carta da rainha Elizabeth II, do Reino Unido. O ofício chegou ao endereço do Colégio Darcília Coimbrano no dia 23 de maio e foi assinado por Mary Morrison, dama de companhia da matriarca da família real. 

A carta foi entregue em papel-cartão, juntamente com uma foto da rainha e lacrada com o selo real. O assunto da carta é o agradecimento às felicitações dos 30 alunos do 1º ano pelos 70 anos de reinado e desejos de melhoras à monarca, que havia sido diagnosticada com Covid-19 em fevereiro.

Carta veio com uma foto da rainha (Arquivo pessoal/Marlon Marques Melgaço)

Interesse dos alunos

O responsável pela ideia de escrever a carta foi o professor Marlon Marques Melgaço, que leciona filosofia na escola. Ao BHAZ, ele conta que o assunto surgiu por conta do grande interesse dos estudantes pelo básico de ciências políticas, em especial na monarquia do Reino Unido.

“Os alunos estavam muito eufóricos, e eu sugeri que eles escrevessem a carta, no meio de março. Eles fizeram o texto e depois fiz a tradução. Em abril vi que o Palácio havia respondido, e a carta chegou por aqui no dia 23 de maio”, explica.

Resposta do Palácio aos alunos (Arquivo pessoal/Marlon Marques Melgaço)

Alunos eufóricos

O professor conta que foi um momento bem legal na escola. “Por mais que a gente saiba que é só uma carta, escrita por uma dama de companhia, deu uma repercussão boa aqui na cidade. Não é todo dia que se recebe uma carta de Londres. Todo mundo na escola vivenciou o sonho de fazer parte disso”, continua.

Animados com a carta da rainha, os alunos já pensam nas próximas. “Estamos querendo mandar [cartas] para outras autoridades mundo afora. Estamos selecionando ainda. Isso é bom porque desperta o interesse dos alunos, fomenta algo legal. Hoje em dia não se escreve mais cartas, é algo muito raro, virou simbólico mesmo”, completa.

Alunos posam com a carta em frente ao colégio (Arquivo pessoal/Marlon Marques Melgaço)

A carta

“A rainha deseja que eu escreva e agradeça a carta que vocês enviaram para Sua Majestade por ocasião de seu Jubileu de Platina. A rainha ficou feliz em ouvir vocês e, embora não possa respondê-los pessoalmente, Sua Majestade apreciou muito as coisas boas que vocês disseram. Devo agradecer novamente pela mensagem de bons votos para a rainha neste ano de seu Jubileu de Platina”.

Carta veio com o selo real (Arquivo pessoal/Marlon Marques Melgaço)

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!