Pesquisar
Close this search box.

Copasa envia técnicos ao Rio Grande do Sul para ajudar no saneamento de cidades atingidas por chuvas

Por

copasa envia ajuda rio grande do sul
Ao todo, 22 técnicos da Copasa viajam para ajudar cidades do Rio Grande do Sul atingidas por fortes chuvas (Divulgação/Copasa)

A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) enviou, nesta segunda-feira (6), técnicos para o Rio Grande do Sul que vão ajudar a restabelecer o saneamento das cidades atingidas por fortes chuvas. Ao todo, 22 especialistas estão indo para o estado com 18,2 mil litros de água potável para ajudar a abastecer a população.

O apoio foi um pedido do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para o chefe do Executivo mineiro, Romeu Zema.

“A situação de lá é muito grave, as estações de água e as bombas ficaram submersas e, à medida que a água desce, a gente vai enfrentar um cenário de equipamentos queimados, danificados e que vão requerer uma manutenção imediata”, afirma o presidente da Copasa, Guilherme Duarte.

De acordo com a companhia, os profissionais vão trabalhar em diversas manutenções eletromecânicas e hidráulicas. O objetivo é restabelecer painéis elétricos e quadros de comando, além de consertar unidades de bombeamento.

Os técnicos também devem oferecer suporte ao tratamento da água. Isso por meio de estudos das dosagens necessárias de produtos para tratar a água e realização de procedimentos para limpar a água, alterada devido às chuvas.

“Nós faremos, a partir de hoje, um acompanhamento diário das operações da nossa equipe no Rio Grande do Sul. À medida que forem necessárias novas equipes ou até mesmo um rodízio com esta equipe que está indo, estaremos 100% à disposição daquele estado no que for preciso para minimizar os afeitos da tragédia”, detalha o presidente da Copasa.

Ajuda ao Rio Grande do Sul

Na última quinta-feira (2), o governo de Minas enviou ajuda técnica e humanitária para os atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Ao todo, 28 bombeiros prestam apoio com a Defesa Civil Estadual e a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais).

Além disso, o governo lançou nesse domingo (5) uma campanha para arrecadar doações destinadas às comunidades afetadas pela tragédia no Rio Grande do Sul.

Água mineral, cobertores, produtos de limpeza e de higiene pessoal são alguns dos itens essenciais solicitados para ajudar as famílias atingidas.

Além desses itens, a contribuição em dinheiro também pode ocorrer ao Programa de Proteção Emergencial do Servas, por meio da chave PIX[email protected].

João Lages

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ