Depois das calcinhas… Mineiro usa caixa na cabeça contra Covid e viraliza

calcinha caixa na cabeça
Mulher com calcinha no rosto em Governador Valadares e homem com caixa na cabeça (Reprodução/Twitter + Reprodução/@enquantoissoemouropreto/Instagram)

Desde que a pandemia do novo coronavírus começou, diversas pessoas foram flagradas ao redor do mundo usando objetos inapropriados em vez de máscaras de proteção. As calcinhas, certamente, ganharam lugar de destaque. No Rio de Janeiro, câmeras de segurança flagraram uma mulher tirando a peça e a colocando no rosto para entrar em mercado. E uma cena semelhante ocorreu na Ucrânia. Já em Minas, outra mulher foi flagrada com a lingerie, também no rosto, em uma agência pública.

E por falar em Minas Gerais, um morador da cidade de Mariana, na região Central, virou assunto por ter usado outro objeto no lugar da máscara de proteção contra a Covid-19. Ele foi flagrado em um supermercado com uma caixa de papelão na cabeça.

O vídeo que mostra a inusitada situação foi publicado pela página Enquanto isso em Ouro Preto e tem divertido internautas. Nas imagens, um rapaz conta que está trabalhando no local e filma o rapaz “encaixotado”.

Apesar de divertir internautas, o comportamento do homem vai na contramão do que orientam autoridades de saúde. Para se proteger contra o novo coronavírus, o ideal é usar máscaras recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Coberturas faciais de PVC, tricô, silicone – ou mesmo papelão -, não são eficazes para evitar o contágio e transmissão.

Você pode conferir aqui a orientação provisória mais recente da OMS, traduzida para o português, a respeito do uso de máscaras no contexto da pandemia. Veja abaixo outras orientações para reforçar a segurança.

Reforce a proteção contra o vírus

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!