Justiça determina soltura de idoso que arrastou cadela presa a carro em Betim

idoso cadela
O idoso de 72 anos que foi preso após arrastar pelas ruas de Betim disse não ter visto que o animal estava preso no carro (Reprodução/Redes sociais)

O idoso de 72 anos que arrastou uma cadela pelas ruas de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, teve alvará de soltura expedido nesta sexta-feira (18). A decisão é do juiz Leonardo Cohen Prado.

A defesa do idoso argumentou que ele deve permanecer em liberdade provisória, já que é “pessoa com mais de 72 anos de idade e que foi um acidente por falta de atenção, não sendo tal conduta tipificada como dolosa”.

O juiz entendeu que o idoso foi preso fora do momento do flagrante, ou logo depois, e determinou que ele responda pela morte do animal em liberdade.

Vídeo registrado por moradores que passavam pelo local mostra que o animal foi amarrado por uma corda no para-choque do veículo. Ao BHAZ, a Guarda Municipal informou que o homem teria percorrido uma distância de aproximadamente dois quilômetros com a cadela presa ao carro.

Para o magistrado, a prisão do idoso não se encaixa em flagrante. “Para a regularidade do flagrante, a prisão deve ocorrer no momento em que o flagrado está cometendo a infração ou tenha acabado de cometê-la, tenha sido perseguido ou encontrado logo depois. No caso em apreço, o investigado não foi preso no momento em que cometia a infração ou tenha acabado de cometê-la”, explica.

O juiz expediu alvará de soltura com validade imediata.

Suspeito presta depoimento

Em depoimento à Guarda Municipal de Betim, o idoso alegou não ter visto o animal preso ao carro conduzido por ele. Ele afirmou que Bruna, como era chamada a cadela, pode ter corrido atrás dele ao perceber que o homem saía de casa.

Ao prestar esclarecimentos, o idoso disse que na manhã de ontem (17) foi até a criação de porcos que mantém em casa, momento em que viu que um dos animais estava doente. Ele então decidiu ir até uma casa de ração para comprar um remédio, além de alimentos para os outros bichos.

O idoso alega, ainda, que antes de partir precisou prender os cachorros, para que eles não fossem atrás do carro. Ele então teria amarrado Bruna em uma árvore e não percebeu que ela teria se soltado do local.

O autor acredita que a cadela, na ânsia de ir atrás dele, teria enroscado sem querer a corrente no carro. Ele disse que só percebeu que o animal havia sido arrastado após chegar até a casa de ração, momento registrado em vídeo que circula pelas redes sociais.

Edição: Roberth Costa
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!