Em mais um recorde, Minas tem 420 cidades em situação de emergência por causa das chuvas

Cidade em situação de emergência
Mais de 55 mil pessoas já ficaram desalojadas neste período chuvoso (Gil Leonardi/Imprensa MG)

O número de cidades em situação de emergência em Minas Gerais devido às chuvas intensas dos últimos meses subiu para 420. A informação é de boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) do estado, divulgado nesta segunda-feira (14).

O número sinaliza um novo recorde, já que, antes, o maior número de cidades em situação de emergência havia sido registrado no período chuvoso de 2019/2020. Vale lembrar que o período chuvoso em Minas vai do dia 1° de outubro até o dia 31 de março.

De acordo com o Plano de Emergência Pluviométrica 2021/2022, da Defesa Civil de Minas Gerais, no período de 2019/202, 256 municípios decretaram situação de emergência por causa das chuvas. O recorde considera o período de 2013 a 2020, traçado pelo governo estadual.

“De qualquer forma, destaca-se que, entre os anos de 2013 e 2020, 313 municípios tiveram seus Decretos de Situação de Emergência ou de Estado de Calamidade Pública (ECP) reconhecidos pelo Estado de Minas Gerais, o que na prática, representa o entendimento do Estado que, de fato, houve desastre no município”, ressalta o documento.

Desalojados e desabrigados

Além das cidades, ainda segundo boletim desta segunda da Cedec, 55.229 pessoas já ficaram desalojadas neste período chuvoso. Esses moradores tiveram que se abrigar, temporariamente, nas casas de parentes, amigos, vizinhos ou em hospedagens particulares.

Outras 9.018 pessoas ficaram desabrigadas, ou seja, tiveram que deixar suas casas e ir para abrigos públicos, de 1º de outubro de 2021 até hoje.

Também foram registradas 26 mortes em decorrência das chuvas em Minas, neste intervalo de tempo. De acordo com a Defesa Civil, os óbitos decorrentes da tragédia de Capitólio não serão computados no balanço até o encerramento das investigações.

Fim de semana de estragos

Não bastasse a destruição provocada pelas chuvas em Minas no início do ano, os estragos ainda seguem devastando o estado. Nesse fim de semana, as chuvas deixaram uma pessoa morta e diversos pontos de alagamento pelas cidades mineiras (leia mais aqui).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma mulher de 52 morreu em Cataguases, na Zona da Mata, nesse domingo (13). Em Santa Luzia, na Grande BH, carros foram arrastados e ruas ficaram alagadas.

As chuvas intensas em Cataguases provocaram alagamentos em diversos pontos do município, inicialmente no distrito de Sereno e na comunidade de Sereninho.

Segundo o Corpo de Bombeiros, um veículo Chevrolet Corsa, de cor cinza, foi arrastado pela força da correnteza e ficou preso entre duas árvores. Uma senhora de 52 anos encontrava-se no carro e acabou morrendo no local.

A mulher, que residia no bairro Bandeirantes, seguia sozinha pela estrada vicinal na região de Joaquim Vieira, pouco depois de Sereno. Ao passar por uma ponte, seu veículo teria sido arrastado pela água. O corpo foi localizado e resgatado alguns metros à frente do automóvel.

Os bombeiros destacam que o carro estava com a porta e o vidro da janela do motorista abertos. Com isso, existe a probabilidade de que ela teria abandonado o veículo e tentado se salvar a pé, mas foi vencida pela força da correnteza.

Com Agência Minas

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!