Mineração ilegal: Polícia prende 20 pessoas em operação na Serra da Piedade, em Minas

veículo apreendido operação piedade
Operação prendeu 20 pessoas e apreendeu 15 caminhões, além de outros itens (PMMG/Divulgação)

A Polícia Militar do Meio Ambiente prendeu 20 pessoas suspeitas de praticar mineração ilegal na Serra da Piedade, patrimônio mineiro tombado, em operação contra a extração ilegal de minério de ferro.

De acordo com a corporação, a Operação Piedade teve início na tarde de ontem (21). Além das prisões, foram apreendidos 15 caminhões, uma pá carregadeira e outros dois veículos de passeio no local onde a mineração ocorria, na divisa com Sabará, na Grande BH.

Polícia Federal investiga o caso

Segundo o Iepha-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), a Serra da Piedade integra o conjunto da Serra do Curral. Assim, foi o marco-guia dos primeiros bandeirantes que chegaram à região em 1673.

O tombamento do Conjunto Paisagístico da Serra da Piedade foi homologado em 2006. O relevo e as rochas da região configuram patrimônio geológico, considerado como Sítio da História da Geologia e da Mineração.

Os agentes da PM encaminham os presos à Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (22).

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!