Bolsonaro visita caixão da rainha Elizabeth 2ª e faz discurso de campanha em Londres

Bolsonaro em Londres
Da sacada, presidente falou a apoiadores sobre as eleições (Reprodução/@EduardoBolsonaro/Twitter)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a Londres, na Inglaterra, para as cerimônias que antecedem o funeral na rainha Elizabeth 2ª neste domingo (18). Da sacada da residência oficial do embaixador brasileiro na cidade, onde está hospedado, o mandatário agradeceu a presença de apoiadores no local.

“Em um momento de pesar, temos profundo respeito pela família da rainha e também pelo povo do Reino Unido. Essa manifestação por parte de vocês representa o que realmente acontece no Brasil. E, cada vez mais, o Brasil mostrará para o mundo o seu valor”, começou.

“A nossa bandeira sempre será dessas cores que temos aqui, verde e amarelo. O nosso lema é Deus, pátria, família e liberdade”, completou Bolsonaro, enquanto os apoiadores se reuniam na rua com camisas e bandeiras do Brasil.

O presidente ainda falou sobre temas como a legalização do aborto e das drogas, além da chamada “ideologia de gênero”, dizendo que o país está “no caminho certo”. “Não tem como a gente não ganhar no primeiro turno”, declarou.

As pesquisas eleitorais, no entanto, não apontam para este cenário. Segundo o último levantamento da Quaest, contratado pela Genial Investimentos e divulgado na quarta-feira (14), Lula (PT) tem 42% das intenções de voto no primeiro turno, contra 34% de Bolsonaro.

Visita ao caixão

Depois do discurso, Bolsonaro foi até o Westminster Hall para visitar o caixão da rainha Elizabeth 2ª. De acordo com a CNN, o presidente assinou o livro de condolências e prestou uma homenagem à monarca.

“Nossos sentimentos à família rainha e ao povo do Reino Unido. No Brasil, temos forte em nossa lembrança ainda sua passagem por lá, em 1968. Por tudo que ela representou para o seu país e para o mundo, o momento é de pesar e de reconhecimento de tudo que ela fez pelo mundo”, escreveu.

O mandatário ainda deve se encontrar com o rei Charles III. Além dele, compõem a comitiva a primeira-dama, Michelle Bolsonaro; o pastor Silas Malafaia; o ex-secretário de Comunicação do governo Fabio Wajngarten; além dos filhos Flávio Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro.

O funeral da rainha acontecerá às 11h desta segunda-feira (19), no horário de Londres, na Abadia de Westminster. A cerimônia será televisionada e o Estado decretará dois minutos de silêncio em todo o Reino Unido.

Em seguida, Elizabeth 2ª será enterrada no Castelo de Windsor, a oeste de Londres. A monarca, que governou o Reino Unido por 70 anos, morreu em seu palácio na Escócia, residência oficial de repouso.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!