Bolsonaro na Globo: Presidente abre hoje sequência de entrevistas no Jornal Nacional

Bolsonaro e Jornal Nacional
Bolsonaro será entrevistado por William Bonner e Renata Vasconcellos, ao vivo (Clauber Cleber Caetano/PR + TV Globo/Divulgação)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) dará entrevista à Globo na noite desta segunda-feira (22), abrindo a sequência de sabatinas dos candidatos à presidência no Jornal Nacional. A sabatina acontece após confusão que levou ao anúncio do cancelamento da participação do candidato à reeleição (relembre abaixo).

Bolsonaro será entrevistado por William Bonner e Renata Vasconcellos, ao vivo às 20h30, direto dos estúdios da emissora no Rio de Janeiro. Um sorteio realizado no dia 1° de agosto definiu a ordem de participação dos candidatos.

Depois do presidente, serão entrevistados Ciro Gomes (PDT), na quarta-feira (24), Lula (PT), na quinta (25), e Simone Tebet (MDB), na sexta (26). André Janones (Avante) também foi convidado, mas depois anunciou a desistência da candidatura para apoiar Lula.

Nas redes sociais, os filhos do presidente comentaram sobre a entrevista de Bolsonaro na Globo hoje. “Terá a oportunidade de falar hoje no Jornal Nacional tudo de bom que o governo fez e a Globo escondeu por quase 4 anos”, escreveu o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

“Que Deus dê sabedoria ao presidente”, publicou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao compartilhar uma imagem que diz que o mandatário “vai expor tudo que a Globo escondeu e distorceu nos últimos anos”.

Confusão

No dia 5 de agosto, após o Jornal Nacional anunciar o cancelamento da entrevista com o presidente Jair Bolsonaro, ele voltou atrás e confirmou presença. A sabatina havia sido cancelada porque o mandatário teria exigido que ela fosse feita no Palácio da Alvorada, em Brasília, e não nos estúdios Globo.

De acordo com a emissora, após o anúncio do cancelamento, a assessoria de Bolsonaro entrou em contato e informou que as mensagens enviadas anteriormente, pedindo que a entrevista fosse realizada no Alvorada, eram apenas para manifestar uma preferência.

A equipe esclareceu que o candidato à reeleição, na verdade, não se recusava a ir ao Rio de Janeiro para a entrevista. Dessa forma, a Globo confirmou a sabatina de Bolsonaro no Jornal Nacional, que acontece hoje.

Relembre

Horas após o senador Flávio Bolsonaro confirmar a presença do presidente na entrevista ao Jornal Nacional, a Globo informou em 5 de agosto que a participação do candidato à reeleição estava cancelada.

Segundo a emissora, após sorteio para definição da ordem e da data das entrevistas, Lula, Ciro Gomes e Simone Tebet confirmaram presença até o prazo estipulado, mas Bolsonaro não teria aceitado as regras da entrevista. A assessoria do presidente teria condicionado a concessão da sabatina à realização dela no Palácio da Alvorada.

“Depois das eleições de 2014, porém, a Globo decidiu que sempre realizaria as entrevistas de todos os candidatos à Presidência da República em seus estúdios, de forma a demonstrar que todos os candidatos são tratados em igualdade de condições”, esclareceu a emissora na ocasião.

A Globo ainda afirmou que a regra não foi contestada pela assessoria de Bolsonaro quando ele foi convidado para entrevistas no g1 e na GloboNews. Dessa forma, a emissora rejeitou o pedido.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!