Ipec: Lula mantém, Bolsonaro cai 1 ponto percentual, Ciro e Tebet crescem na margem de erro

lula bolsonaro
Lula e Bolsonaro são os candidatos com maiores intenções de votos (Reprodução/@lulaoficial/@ricardostuckert +@jairmessiasbolsonaro/Instagram)

A nova pesquisa Ipec, divulgada nessa segunda-feira (5), aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece na sequência com 31%.

Lula se manteve com o mesmo percentual em comparação à última pesquisa, enquanto Bolsonaro oscilou um ponto para baixo, na margem de erro. O Ipec ainda indica um cenário de estabilidade na corrida à Presidência da República.

O candidato Ciro Gomes (PDT) aparece na sequência, com 8% das intenções. A senadora Simone Tebet (MDB) ficou com 4%. Os dois oscilaram um ponto percentual para cima, em relação à pesquisa anterior.

Felipe d’Avila (Novo) e Soraya Thronicke aparecem logo em seguida com 1%. Os candidatos Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Roberto Jefferson (PTB)Sofia Manzano (PCB) e Vera (PSTU) foram citados na pesquisa, mas não alcançaram 1% das intenções de voto cada.

No sábado (3), Roberto Jefferson foi substituído por Padre Kelman como candidato do PTB. A mudança ocorreu após o TSE cassar o registro de candidatura de Roberto Jefferson. Como a pesquisa Ipec foi registrada na semana passada, quando ainda era candidato, ele aparece no levantamento.

Segundo turno

Em um possível cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista venceria por 52% a 36%. De acordo com o instituto, não é possível afirmar neste momento se o petista consegue ou não vencer a eleição no primeiro turno.

Na última pesquisa, nesse mesmo cenário, Lula aparecia com 50%, enquanto Bolsonaro tinha 37%.

Outros pontos

A pesquisa revela que Lula se destaca entre os que têm renda de até um salário mínimo (56%), entre os eleitores que avaliam como ruim ou péssima a gestão do presidente Jair Bolsonaro (75%) e os que têm ensino fundamental (54%).

Bolsonaro está melhor entre evangélicos (46%), entre aqueles que ganham mais de 5 salários mínimos (45%) e os que têm ensino médio (34%).

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e entrevistou 2.512 pessoas, entre 2 e 4 de setembro, em 158 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00922/2022.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!