MPF abre inquérito contra Silvio Santos por pergunta de sexo a criança

Silvio Santos aniversario
Apresentador completa 90 anos (Reprodução/SBT)

“O que você acha melhor: sexo, poder ou dinheiro?”, questionou o apresentador Silvio Santos a uma criança de 5 anos. Por causa da pergunta, o apresentador será investigado pelo Ministério Público Federal. Segundo a coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, o inquérito foi aberto nessa quarta-feira (23).

Na abertura da investigação, a Procuradoria Regional em São Paulo lembrou os direitos da criança e do adolescente à dignidade e ao respeito “que compreende a inviolabilidade da integridade psíquica, abrangendo preservação da imagem”. Ainda segundo o jornal, o texto destacou que “a livre manifestação do pensamento não é direito absoluto”.

O episódio aconteceu em 2016, porém voltou a repercutir nas redes sociais no fim do ano passado, quando o influenciador Felipe Neto criticou as atitudes do apresentador. O Youtuber criticou as atitudes do dono do SBT e o silêncio de figuras conservadoras em relação ao assunto.

Segunda investigação

Essa não é a primeira vez que o MPF investiga atitudes do apresentador do SBT. Em maio deste ano, o órgão entrou com uma Ação Civil Pública contra o SBT, o dono da emissora e contra a União.  A razão foi a exibição do quadro Miss Infantil, em setembro de 2019.

A competição exibiu meninas de 7 a 10 anos de forma erotizada, em roupas de banho e com perguntas e comentários de teor sexual do apresentador.

“A veiculação de programa que expõe crianças a situações vexatórias, sexualizando, erotizando e ridicularizando sua imagem viola, frontalmente, o plexo normativo (…). Viola, ainda, as diretrizes constitucionais acerca da comunicação social”, afirma o procurador da República Camões Boaventura.

Durante o Miss infantil, Sílvio Santos se dirigiu diretamente às crianças com perguntas como: “Você vai crescer assim toda exibida como você é?” e “Por que botaram lacinho na sua cabeça? Você não se sente mais infantil com lacinho na cabeça? Quem botou? Fala sério. Fala pra sua mãe que isso aí é coisa de criancinha”. 

Edição: Aline Diniz
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!