Vereador de BH responde Kalil e diz que pagará multa de Bolsonaro

Nikolas Ferreira vereador BH
Vereador disse que Belo Horizonte vai receber Bolsonaro com muito carinho (Abraão Bruck/CMBH)

Após o prefeito Alexandre Kalil (PSD) ter afirmado que vai multar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), caso ele realize uma “motociata” em Belo Horizonte e não utilize a máscara de proteção contra a Covid-19, um vereador da capital disse que irá pagar a multa de Bolsonaro. A fala foi dita no plenário da CMBH (Câmara Municipal de Belo Horizonte), na 48ª Reunião Ordinária, na tarde dessa segunda-feira (14), durante discussão sobre projeto de lei que define exercício físico como atividade essencial.

O vereador Nikolas Ferreira (PRTB) elogiou o projeto de lei e logo em seguida leu uma notícia com a afirmação de Kalil. “Bolsonaro, não se preocupe, só manda o Pix que eu pago a multa. Mas não dá para esperar coisa diferente desse prefeito, ele multa o comerciante, ele multa o empresário, ele multa o trabalhador, e não seria diferente com o presidente. Eu não vi ele multando baile funk lotado, não vi ele multando empresa de transporte público que deixou ônibus lotado, que deixou metrô lotado, mas agora quer já dizer que quer multar o presidente”, disse.

O parlamentar municipal ainda reforçou um convite ao presidente para vir à capital mineira. “Bolsonaro, pode ficar muito à vontade para vir para BH que a gente vai te receber aí com muito carinho, não se preocupe”. Na sequência, o vereador lembrou do retorno das aulas nas escolas municipais, que de acordo com ele, apresentou um protocolo “frustrante”, já que apenas seis alunos poderão comparecer simultaneamente nas aulas, durante dois dias da semana (veja o vídeo completo aqui).

@nikolasferreiradm

Kalil vai multar Bolsonaro?

♬ som original – Nikolas Ferreira

‘Motociata’

A polêmica começou quando Kalil disse, em entrevista concedida ao UOL nessa segunda-feira (14), que Bolsonaro fará um “grande favor” se não fizer o passeio de moto com apoiadores em Belo Horizonte. “Se não vier é um grande favor que está prestando ao povo de Belo Horizonte. O povo vai compreender como ato de gentileza e de bondade. Isso eu não preciso falar com ele no telefone. É um grande favor [não vir]. Meu filho do meio diz, muito ajuda quem pouco atrapalha”, disse.

Bolsonaro já realizou passeio de moto com apoiadores no Rio de Janeiro e em São Paulo. Nos dois eventos foram registradas aglomerações e o presidente não usou máscara. Em São Paulo, o governador João Dória multou o presidente por não usar máscara no passeio, e o prefeito de Belo Horizonte afirmou que tomaria a mesma atitude. “Vou multá-lo”, disse Kalil sobre uma possível vindo do político e o não uso do acessório.

Kalil também foi questionado sobre o estudo que será realizado pelo Ministério da Saúde no que se refere a não obrigatoriedade do uso de máscaras por pessoas vacinadas e por aquelas que já tiveram a Covid-19. O gestor ressaltou que não vai permitir que isso aconteça na capital mineira (veja mais aqui).

Polêmicas

Essa não é a primeira vez que Nikolas e Kalil trocam críticas. Em março, o vereador usou as redes sociais para tentar atacar o prefeito, mas acabou cometendo uma gafe constrangedora. O parlamentar confundiu um empresário famoso, que já foi noivo da atriz Mariana Rios, com um dos filhos do gestor municipal. 

O prefeito relembrou o erro cometido por Nikolas, depois que o parlamentar questionou Kalil, em encontro do mandatário com vereadores, para prestar esclarecimentos sobre gastos e ações da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) no ano de 2020. O vereador também acumula polêmicas individuais, como em dezembro do ano passado, quando postou em uma rede social um vídeo exibindo um fuzil. Um mês depois, o bolsonarista nomeado vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da CMBH.

Já no mês passado, a  8ª Promotoria de Justiça recebeu uma denúncia de que o vereador promoveu aglomeração em meio à pandemia de Covid-19, em manifestação pró-Bolsonaro. O político pareceu em imagens sem utilizar a máscara de proteção.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!