Empresa que vendeu produtos químicos para Backer é alvo de operação da Polícia Civil

Reprodução/StreetView + Amanda Dias/BHAZ

A Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em uma empresa de química no bairro Vila Paris, em Contagem, na região metropolitana da capital, na tarde desta quinta-feira (16). A fábrica seria a responsável pela venda da substância monoetilenoglicol à Backer.

Nessa quarta (15), o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) identificou que a água utilizada no processo de fabricação das cervejas da Backer estava contaminada com as substâncias etilenoglicol e dietilenoglicol, ambas tóxicas e nocivas à saúde.

+ Água utilizada pela Backer contaminou cervejas, diz Mapa

O ministério também identificou que, desde janeiro de 2018, a Backer adquiriu cerca de 15 toneladas das substâncias tóxicas encontradas na cerveja. O pico de aquisição foi entre novembro e dezembro do ano passado.

A cervejaria nega que tenha comprado etilenoglicol e dietilenoglicol. Segundo a Backer, a substância comprada foi monoetilenoglicol. A alta na compra do produto, segundo a empresa, se justifica pelo aumento na produção de cervejas.

+ ‘Não bebam Belorizontina! De nenhum lote’, afirma CEO da Backer; cervejaria está paralisada

“Nos últimos dois anos, a Backer precisou aumentar a compra de monoetilenoglicol para atender a demanda de ampliação constante da sua planta produtiva. No período, foram adquiridos 29 novos tanques de fermentação”, diz a empresa em nota (veja abaixo).

Produtos químicos

No site da Imperquímica, empresa onde a polícia cumpre mandado de busca e apreensão, não consta a substância dietilenoglicol para venda, apenas o etilenoglicol e o monoetilenoglicol.  

O BHAZ tentou contato com a empresa, mas os representantes se recusaram a dar explicações ou conversar com a reportagem. Caso a empresa decida se posicionar esta matéria será atualizada.  

Terceira morte

Na manhã desta quinta, a Polícia Civil confirmou a morte de um idoso de 89 anos vítima da síndrome nefroneural. Com isso chega a três o número de mortos com suspeita de intoxicação por dietilenoglicol, substância tóxica encontrada na Backer, responsável pela produção da cerveja artesanal Belorizontina.

+ Polícia confirma segunda morte por síndrome nefroneural em BH; vítima é idoso de 76 anos

A vítima, que não teve o nome revelado, estava internada no Hospital Mater Dei, mesmo local onde outra pessoa morreu com a suspeita da mesma doença. O número de mortes já confirmadas em decorrência da enfermidade chega, portanto, a três em todo Estado.

Nota da Backer

A Backer reafirma que nunca comprou e nem utilizou o dietilenoglicol em seus processos de fabricação. Reforça que a substancia empregada pela cervejaria é o monoetilenoglicol, cujas notas fiscais de aquisição já foram compartilhadas com a Polícia Civil e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). 

Nos últimos dois anos, a Backer precisou aumentar a compra de monoetilenoglicol para atender a demanda de ampliação constante da sua planta produtiva. No período, foram adquiridos 29 novos tanques de fermentação. 

A Backer aguarda os resultados das apurações e continua à disposição das autoridades.”

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!