Home NotíciasBrasilRegina Duarte ironiza Covid-19 com máscara de papel toalha e ataca quarentena

Regina Duarte ironiza Covid-19 com máscara de papel toalha e ataca quarentena

regina bolsonaro covid-19

Com uma máscara de papel toalha, Regina Duarte, secretária da Cultura, ironizou a Covid-19 e atacou a quarentena imposta pelos governos estaduais, prefeituras e pelo Ministério da Saúde, nessa quarta-feira (25). A atriz afirma ser a favor do isolamento social somente para pessoas do grupo de risco, e endossou o discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

+ Após discurso, Bolsonaro se reúne com governadores e vê petição pedindo sua saída disparar

“Você quer ficar em casa? Tá ok! Mas você exige um frentista e posto de combustível aberto para você sair com seu carro em qualquer emergência. Você quer ficar em casa? Mas você exige o mercado aberto com atendentes, senão sem alimentos você surta!”, iniciou a atriz. Durante o texto, ela continua com diversos exemplos de serviços que não pararam.

A secretária questionou se a vida dos outros vale menos que a das pessoas que estão seguindo as orientações de isolamento. “Por quê? Porquê eles são obrigados a trabalhar pro seu conforto mesmo num momento de crise desse, e você não? Isolamento social sim, mas pra grupos de risco, claro! Precaução, sim! Cuidados conscientes, sim, de todos para todos! Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!”, completa.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Regina (@reginaduarte) em

Na postagem, famosos e anônimos reagiram de forma negativa às falas da atriz. A cantora Emanuelle Araújo foi firme em sua resposta. “Que absurdo, Regina. Que absurdo. Em primeiro lugar, deveriam estar todos em casa. E, devido às exceções, existem várias campanhas pra essas pessoas que você cita, que não podem parar de trabalhar, estejam protegidas pelo GOVERNO”.

A artista continuou e diz rezar muito para que tudo o que estamos vivendo não se torne uma tragédia. “O seu peso na consciência, de apoiar esta insanidade e ir de encontro a ciência acatada no mundo todo, pode ser irreversível. Culpa também faz adoecer. Deus te proteja”.

Uma fã da atriz também se disse decepcionada. “Infelizmente, você desconhece ou optou por não saber a magnitude do risco que TODOS correm. E como DIMINUIR a propagação dessa pandemia. Lamentável ver alguém que sempre admirei se curvar a uma questão POLÍTICA. Será que o ser humano Regina Blois Duarte ainda existe embaixo das máscaras da obediência e subserviência ao seu ‘chefe’?!”.

Apoio total a Bolsonaro

Em outra postagem, a atriz aprova o posicionamento do presidente, dessa terça-feira (24), que foi amplamente criticado por governadores, associações médicas e entidades internacionais. “Para quem não entendeu a visão de Bolsonaro, ele está certíssimo!”, escreveu.

Repercussão

Após pronunciamento considerado irresponsável por órgãos de saúde de todo o mundo (leia mais aqui), o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), se reuniu nessa quarta-feira (25) com governadores da região Sudeste, incluindo o mandatário de Minas, Romeu Zema (Novo). Bolsonaro vê, ainda, uma petição pedindo seu impeachment aumento o número de apoio e ultrapassar as 500 mil assinaturas.

O documento online (pode ser acessado aqui) foi criado pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL). A ideia da parlamentar é que a petição tenha um milhão de assinaturas para, em seguida, ser apresentada no Congresso Nacional.

Prevenção

Quais são as medidas de prevenção ao Covid-19?
O Ministério da Saúde explica que não há medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus e indica as seguintes medidas de prevenção:

  • lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;
  • evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • ficar em casa quando estiver doente;
  • usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;
  • não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;
  • limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

O uso de álcool gel para prevenção ao coronavírus é eficaz?
Sim. De acordo com o Conselho Federal de Química, o álcool gel é “eficiente desinfetante de superfícies/objetos e antisséptico para a pele”. O grau alcóolico recomendado para o efeito é de pelo menos 70%.

Preciso usar máscara para me proteger?
A máscara não tem efeito algum para pessoas sem o vírus. Ela deve ser utilizada por quem apresenta sintomas da doença, pois previne que alguém infectado espalhe o vírus e venha a contaminar outras pessoas. O uso também é recomendado para pessoas que tenham contato com indivíduos com suspeita ou confirmação do novo coronavírus. Máscaras também devem ser usadas por profissionais de saúde que atuem em locais com pacientes com suspeitas ou sintomas. Após o uso, a orientação é descartar a máscara em local adequado e lavar as mãos.

Comentários