BH recebe sessão lançamento de documentário em homenagem ao jornalista Dom Phillips

Dom Phillips
Documentário mergulha nos desafios enfrentados por jornalistas (Reprodução/Redes sociais)

O documentário “Relatos de um correspondente da guerra na Amazônia”, produzido pela Repórter Brasil em homenagem ao jornalista britânico Dom Phillips, será exibido em Belo Horizonte. A capital mineira receberá uma sessão comentada da obra nesta quinta-feira (10), e outra exibição em setembro.

A proposta do documentário é refletir sobre a complexa natureza da cobertura jornalística da Amazônia, partindo da experiência de Daniel Camargo, que foi companheiro de reportagem de Dom, ao cobrir as buscas pelo amigo desaparecido.

Depois de estrear com lotação máxima na Cinemateca, em São Paulo, a obra será exibida em BH na sede do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, na avenida Álvares Cabral, 400, às 19h30 desta quinta. No dia 22 de setembro, às 19h, o Cine Santa Tereza também terá uma sessão.

O documentário

De acordo com a Repórter Brasil, o documentário mergulha nos desafios enfrentados pelos jornalistas que cobrem a violência contra as comunidades indígenas na Amazônia. Ao narrar a obra em primeira pessoa, Daniel Camargos conduz uma reflexão sobre o papel dos repórteres em meio aos conflitos na região.

Após ouvir e sofrer com a brutalidade das revelações sobre o que aconteceu com Dom, assassinado e esquartejado com o indigenista Bruno Pereira, o jornalista se pergunta se “vale a pena seguir adiante”.

Ao longo de uma hora, o filme acompanha o repórter ao percorrer outros estados e outras terras indígenas, onde observa semelhanças e diferenças no modo como as suas fontes processam o luto.

“O encontro com a morte do amigo, a busca por sentido para a profissão de repórter e a tentativa de dar
continuidade ao trabalho do Dom, são passos que dou ao longo do documentário que tem um tom reflexivo. Fazer esse documentário foi muito doloroso, sem dúvida. Mas também foi fundamental para encontrar o sentido de ser repórter”, aponta Camargos.

Consórcio internacional

“Relatos de um correspondente da guerra na Amazônia” é um documentário de Ana Aranha e Daniel Camargos, com fotografia de Fernando Martinho e Caio Castor, montagem de Pedro Watanabe, e realização da Repórter Brasil em homenagem ao jornalista britânico Dom Phillips.

A obra integrou o trabalho feito por um consórcio de mais de 50 jornalistas espalhados por 10 países e representando 16 organizações.

Com coordenação da Forbidden Stories, os veículos realizaram diversas publicações entre os dias 1 e 4 de junho, quando a morte de Dom e Bruno completou um ano. O objetivo é dar eco às investigações que Dom Phillips fez em vida e, de certa forma, continuar o seu trabalho.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!